quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PC - CAPÍTULO 18 - TROVOADAS


←←← Ajude nesse projeto, Seja um SEGUIDOR.  
Clique no botão SEGUIR



INTRODUÇÃO

Existem neste momento 2.000 Trovoadas em progresso.
Cerca de 45.000 trovoadas ocorrem todos os dias.
Raios atingem 100 vezes por segundo a superfície terrestre.

DEFINIÇÃO
Conjunto de fenômenos que se produzem associados a uma nuvem cumulonimbus.
Fenômeno meteorológico que constitui num dos maiores riscos para a atividade aérea.

FORMAÇÃO
Quantidade suficiente de vapor de água.
Instabilidade
Correntes Ascendentes

18.1 - ESTÁGIOS
  • CUMULUS
  • MATURIDADE
  • DISSIPAÇÃO
A) CUMULUS
Primeira fase do ciclo de vida.
Predominância das correntes ascendentes desde os níveis inferiores.
Diâmetro: 3 a 8 Km.
Topo: 5 a 8 Km.



B) MATURIDADE
Estagio mais turbulento no ciclo de vida de uma trovoada.
Predominância das correntes ascendentes e descendentes.
  • Ventos fortes
  • Trovões e Relâmpagos
  • Queda brusca de temperatura
  • Aumento rápido da pressão
  • Windshear
  • Precipitação forte
  • Granizo
  • Turbulência
  • Formação de Gelo

C) DISSIPAÇÃO
Predominância das correntes descendentes.
A turbulência torna-se menos intensa.
Os ventos de rajada vão desaparecendo.
Aparece a Bigorna.
Raios na horizontal.



18.2 - TIPOS DE TROVOADA
  • MASSAS DE AR
    • CONVECTIVAS                                                                Formam-se por convecção.
      Frequentes durante o dia no Verão sobre a terra e à noite no Inverno sobre o mar.
    • OROGRÁFICAS                                                                 Formam-se a barlavento de um terreno montanhoso quando o ar úmido e instável é forçado a ascender por sua encosta.
    • ADVECTIVAS                                                                     Ocorrem pela advecção do ar frio sobre áreas quentes, quase sempre correntes marítimas.
      São menos comuns e menos intensas de todas.
      Acontecem a noite especialmente nas madrugadas de inverno.

     
  • FRONTAIS ou DINÂMICAS
TROVOADA DE FRENTE FRIA                                            
São as mais violentas, mais perigosas.                                                                São sempre mais comuns e mais intensas.

TROVOADA DE FRENTE QUENTE                                                                         
São menos violentas, e nuvens estratiformes envolvem e encobrem o CB.
São mais estáveis e raramente ocorrem.

TROVOADA PRÉ-FRONTAL                                                                                  
Surge paralela à frente fria, de 80 a 500 Km na sua dianteira. São violentas.

TROVOADA DE FRENTE OCLUSA                                                                  
Também envolvida por nuvens estratiformes, apresenta grandes desenvolvimentos na vertical.


    18.3 - CONDIÇÕES DE TEMPO ASSOCIADOS A TROVOADA
    TURBULÊNCIA                                                                                                      Produzida pela combinação de intensas correntes ascendentes e descendentes.
    Mais intensa na parte dianteira do CB, aumentando de baixo para cima até o nível médio da nuvem.


    GRANIZO                                                                                                                Encontrado durante o estágio de Maturidade.
    Ocorre acima do nível de 0ºC.
    Identificado pela coloração esverdeada.


    GELO                                                                                                                    Gelo Claro entre os níveis 0 ºC e –10 ºC e Gelo Amorfo entre 0ºC e –20ºC.
    Grandes velocidades das aeronaves mais modernas e os sistemas antigelo existentes minimizam os seus resultados.

    CHUVA
    O início das chuvas indicam também aumento das correntes descendentes provocadas pela quedas de temperatura. Produzem restrições de visibilidades em voo.


    RELÂMPAGOS                                                                                                      Descargas elétricas que ocorrem devido acúmulo de cargas elétricas dentro do CB.
    Temperatura próxima a 30.000ºC.
    Tende a fluir ao longo das partes metálicas.

    Constitui o excesso de energia que não é mais utilizada no crescimento vertical.
    Dianteira: Relâmpago Vertical
    Traseira: Relâmpago Horizontal


    EFEITOS DOS ALTÍMETRO                                                                                          
    Devido a grande variação de pressão apresenta erro de indicação para mais (erro de altitude para menos) na entrada e erro de indicação para menos (erro de altitude para mais) na saída.
    Entrada: Indicando mais do que o Real. QNH maior QNE
    Saída: Indicando menos do que o Real.  QNH menor QNE


    VENTOS DE SUPERFÍCIE                                                                                           As rajadas e instabilidade do vento são perigosas para o pouso e decolagem de aeronaves.



    18.4 - TÉCNICAS DE VOO 
    • Voo praticável nos estágios Cumulus e de Dissipação.
    • CB isolado circunde-o pela ESQUERDA no HS, mantendo distância de 30 Km da tempestade.
    • Quando a base da nuvem for alta e o relevo permitir deve-se manter uma altura de 1.000 M das maiores elevações.
    • Subir a níveis mais elevados (acima do FL300).
    • Fazer voo manual
    • Desligar o equipamento de rádio
    • Aumentar o RPM (Dentro do limite de segurança da aeronave)
    • Manter o rumo e jamais tentar voltar
    • Evitar manobras bruscas

    18.5 Reconhecimento 
    A convecção atmosférica particularmente intensa e perigosa para as operações de aeronaves, em virtude das correntes ascendentes e descendentes dentro e fora da nuvem. 


    O elemento estrutural fundamental de uma trovoada é a unidade de circulação convectiva ou “célula convectiva”. 


    Uma trovoada usualmente contém diversas células cada uma variando em diâmetro de um a oito quilômetros, e cada uma em diferentes estagio de desenvolvimento.





    VENHA CONHECER
    - O melhor e mais atualizado simulados para pilotos.
     
    - São mais de 2000 questões sobre METEOROLOGIA para Piloto Privado / Piloto Comercial.

    - Compartilhem com os amigos.

    - Ajude nosso Blog seja um seguidor do MeteoroCG e seja o primeiro a receber atualizações.

    -Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/meteorocg/ 


    VEJA TAMBÉM OUTROS SIMULADOS ONLINE: SIMULADOS ONLINE PILOTOS

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário