quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PC - CAPÍTULO 6 - ALTIMETRIA


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6.1 Altímetro 

Barômetro aneroide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.

O altímetro possui um botão que permite selecionar na janela de ajustagem a pressão desejada para servir de referência. Após o ajuste o altímetro passará a indicar a distância da aeronave para este nível de referência.

6.2. Atmosfera Real x Atmosfera Fictícia
Comparação entre a atmosfera REAL e a atmosfera FICTÍCIA (ISA). 

Na atmosfera real do mar corresponde a altitude zero.

Na atmosfera ISA o AJUSTE QNE corresponde a altitude zero.


6.3 - ALTITUDES

6.3.1 - Altitude Absoluta ou altura (AA)
Distância vertical que separa um ponto no espaço a superfície do solo.


6.3.2 -  Elevação
Distância que separa um ponto na superfície ao nível do mar. 


6.3.3 -  Altitude Indicada (AI)
Distância vertical que separa um ponto no espaço do nível do mar.  (QNH)


6.3.4 -  Altitude de Pressão (AP)
Distância vertical que separa um ponto no espaço do nível padrão. (QNE)

6.3.5 -  Altitude Densidade (AD)
Quando o altímetro está ajustado para o QNH e se fez a correção do erro de temperatura.


6.3.6 -  Altitude Calibrada
Quando o altímetro esta ajustado para o QNH e se fez à correção do erro de natureza mecânica (de instalação ou instrumental). 

6.3.7 -  Altitude Verdadeira (AV)
Quando o altímetro está ajustado QNH. Correção de todos os erros (temperatura, pressão e instrumental)


6.4 AJUSTES ALTIMÉTRICOS
6.4.1 - Ajuste do Altímetro (QNH)
Fornece uma altitude relativa ao nível do mar (Atmosfera Real).

6.4.2 - Ajuste Padrão (QNE)
Fornece uma altitude relativa ao nível-padrão.

6.4.3 - Ajuste a Zero (QFE)
fornece uma altura relativa ao nível do aeródromo.

6.4.4 - Altitude De Transição
Altitude onde o piloto efetua a troca o ajuste do altímetro QNH para o ajuste padrão QNE.

6.4.5 - Nível De Transição
Nível de voo mais baixo disponível para efetuar a troca do Ajuste Padrão QNE para o QNH. 

6.5 - ERROS ALTIMÉTRICOS
O altímetro por ser um instrumento e por ter seu funcionamento dependente do fluxo de ar atmosférico, está sujeito a erros de duas naturezas:

6.5.1 - Mecânica: Podem ser de instalação e instrumental
6.5.2 – Meteorológica: 
Pressão e Temperatura

6.5.2.1 – Pressão
6.5.2.1.1 - Pressão Real = Pressão Padrão (QNH = QNE)
Neste caso, um altímetro ajustado padrão (QNE) coincide com o real (QNH).

AP = AI

6.5.2.1.2 -Pressão Real MAIOR Pressão Padrão  (QNH  ᐳ QNE)
Neste caso, um altímetro ajustado padrão, fornecerá uma altitude indicada (AI) MAIOR que a altitude pressão (AP); evidenciando um valor D +, pois há um erro de pressão PARA MAIS  e um erro de indicação PARA MENOS. Estará indicando Menos e voando Mais alto.


6.5.2.1.3 - Pressão Real MENOR Pressão Padrão (QNH ᐸ QNE)
Neste caso, um altímetro ajustado padrão, fornecerá uma AI menor que a AP, evidenciando um valor D -, pois há um erro de pressão PARA MENOS e um erro de indicação PARA MAIS. Estará indicando Mais e voando Menos.

EXERCÍCIOS
1) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude?


2) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa encontra-se na altitude?



6.5.2.1.4 - DICA
                             QNH  ᐳ QNE (+)
Erro de Indicação: (-) Sinal Contrário
Erro de Pressão: (+) Sinal Igual

                             QNH  QNE (-)
Erro de Indicação: (+) Sinal Contrário
Erro de Pressão: (-) Sinal Igual


6.5.3.1 - ERRO DE TEMPERATURA
Ocorre devido à diferença entre a temperatura real (TAT) e a temperatura padrão (ISA) para o nível considerado.

REGRA: Para cada 10ºC de diferença entre TAT e ISA haverá 4% de erro de altitude de pressão.

FÓRMULA: ET = 0,4 x FL x (TAT - ISA)

6.5.3.1.2 –Temperatura Real (TAT) = Temperatura Padrão (ISA)
Altímetro ajustado padrão, fornecerá uma altitude de densidade (AD) igual a AP, evidenciando um ar ambiente com a mesma densidade do ar padrão.

6.5.3.1.3 – TAT  ᐳ ISA
Estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.

Erros:
  • De Indicação altimétrica para menos
    • De Temperatura para mais TAT  ᐳ ISA
6.5.3.1.4 – TAT  ISA
Estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.

Erros:
De Indicação altimétrica para mais
De Temperatura para menos. TAT  ISA


6.6 - ERRO COMBINADO (ALTITUDE VERDADEIRA)
Temperatura e pressão afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
Calcula-se o erro de pressão

Calcula-se o erro de temperatura

Depois efetuamos a correção simultânea.

CRÍTICO
PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA BAIXA. 

Também pode ocorrer:
- Pressão Alta, Temperatura Extremamente Baixa
- Temperatura Alta, Pressão Extremamente Baixa

3) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará numa altitude verdadeira de:

FD = (QNH – QNE) x 30
FD = (1010 – 1013) x 30
FD = (-3) x 30
FD = - 90 FT


ET = 0,4 x 110 x (3 - (-7)
ET = 0,4 x 110 x (10)
ET = + 440 FT

AV = AP + FD (fator D) + ET ( Erro Temperatura)
AV = 11.000 + (-90 ) +  440 
AV = 11.350FT



4) Considerando-se FL120, temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa, teremos altitude verdadeira de:

FD = (QNH – QNE) x 30
FD = (1023 – 1013) x 30
FD = (10) x 30
FD = + 300 FT


ET = 0,4 x 120 x (-19 + 9)
ET = 0,4 x 120 x (-10)
ET = - 480 FT

AV = AP + FD (fator D) + ET ( Erro Temperatura)
AV =  12.000 + 300 + (-) 480 
AV = 11.820FT



Dica
TAT  ᐳ ISA (+)
Erro de Indicação: Menos (-) Sinal Contrário
Erro de Temperatura: Mais (+) Sinal Igual

 TAT  ISA (-)
Erro de Indicação: Mais (+) Sinal Contrário
Erro de Temperatura : Menos (-) Sinal Igual

6.7 - ALTITUDE DENSIDADE
A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do ar diminui.

Densidade do ar está diretamente ligada a variação da temperatura.

A cada 1ºC corresponde a uma variação de 100Ft. na altitude densidade.


FÓRMULA: AD = AP + 100 (TAT – ISA)

Os principais fatores que afetam a AD são: 
altitude, temperatura e umidade do ar. 

Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior AD.

EXEMPLOS
TEMPERATURA REAL MAIOR
AD = AP +100 (TAT – ISA)
AD = 5.000 + 100 (10 – 5)
AD = 5.000 + 500 = 5.500FT

TEMPERATURA REAL MENOR
AD = AP +100 (TAT – ISA)
AD = 5.000 + 100 (0 – 5)
AD = 5.000 - 500 = 4.500FT

5)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:



AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT


6) Uma aeronave prepara para decolar do aeroporto Santos Dumont. Calcule a altitude de densidade do local sabendo que a temperatura do ar no momento 37ºC



AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 0 + 100 x (37 – 15)
AD = 0 + 100 x (22)
AD = 0 + 2.200
AD = 2.200FT


7) Uma aeronave voando em nível de voo, estará com seu altímetro ajustado:
a)QNH
b)QNE
c)QFF
d)QFE


8) O anticiclone é uma área de Pressão:
a) Baixa
b) Nula
c) Alta
d) Constante


9) As pressões ao nível da pista ou da estação de um determinado AD é designado:
a)QNH
b)QFE
c)QFF
d)QNE

10) A distância vertical que separa uma superfície isobárica qualquer e o nível do mar são denominados:
a) nível
b) altura
c) isóbara
d) altitude


11) Sabendo-se que o nível padrão encontra-se a 150 pés acima do nível do mar, a pressão ao nível do mar será:
a) 1018,2 hPa
b) 1013,2 hPa
c) 1008,2 hPa
d) 1008,0 hPa

12) Uma aeronave sobrevoa São Paulo na altitude de 5.000 pés. Sabendo-se que a elevação do local é de 2.400 pés, conclui-se que a referida aeronave encontra-se na altura de:
a) 2.600pés;
b) 5.000 pés;
c) 7.400 pés;
d) 2.400 pés

13) Uma aeronave voando no FL060 na vertical de um ponto cujo QNH é de 1018,2 hPa tendo o seu altímetro ajustado padrão estará na realidade voando a:
a) 6.150 pés acima do nível do mar
b) 6.150 pés acima do nível padrão
c) 6.000 pés acima do nível do mar
d) 5.850 pés acima do nível padrão

14) Temperatura do ar maior do que a temperatura padrão acarreta:
a) altitude de densidade igual à altitude de pressão
b) densidade do ar maior que a densidade padrão
c) altitude de densidade maior do que a altitude de pressão
d) altitude de densidade menor do que a altitude de pressão


15) Quando um piloto de uma aeronave no FL075 verifica uma altitude de 6750 pés a pressão ao nível do mar é de:
a) 988 hPa
b) 1013 hPa
c) 1025 hPa
d) 1038 hPa


16) Um helicóptero no FL020 com QNH igual a 1027 hPa terá uma altitude de:
a) 1580 pés
b) 2000 pés
c) 2420 pés
d) 2860 pés


17) Uma aeronave no FL090, com temperatura de 07° Celsius positivos, sobrevoa uma região onde a pressão reduzida ao nível do mar é de 1002,2 hPa. Segundo as informações a referida aeronave estará voando na altitude:
a)verdadeira de 9.090 pés;
b)verdadeira de 9.000 pés;
c)pressão de 8.970 pés;
d)densidade de 10.000 pés.


18) Considerando: altitude-pressão de 6.000-pés, temperatura do ar de 08° Celsius positivos e QNH de 1006,2 hPa, A altitude verdadeira da aeronave, será de:
a)6.090 pés
b)5.670 pés;
c)5.910 pés;
d)6.330 pés.


19) Considerando-se: FL 120, temperatura do ar igual a 13° Celsius negativos e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa têm: 
a)altitude-pressão de 1.700 pés;
b)altitude indicada de 2.492 pés;
c)altitude-densidade de 12.400 pés;
d)altitude verdadeira de 12.108 pés


20) Uma aeronave no FL090 com temperatura do ar de menos 3°C sobre uma localidade com QNH igual a 1002.2 hPa terá:
a)altitude indicada igual a 9.330 pés;
b)altitude-densidade igual a 8.400 pés;
c)altitude verdadeira igual a 8.670 pés;
d)erro de indicação altimétrica para menos.


21) Considerando que a elevação de um aeródromo é de 3.000 pés e a temperatura do ar é de mais 20º Celsius, a altitude-densidade será de:
a)3.500 pés;
b)4.000 pés;
c)4.100 pés;
d)4.400 pés.


22) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude:
a)pressão de 9.210 pés;
b)indicada de 9.210 pés;
c)pressão de 8.790 pés;
d)indicada de 8.790 pés.

23) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa, encontra-se na altitude: 
a)pressão de 6.670 pés;
b)verdadeira de 7.000 pés;
c)verdadeira de 6.670 pés;
d)pressão de 7.330 pés.

24) Uma aeronave sobrevoa Brasília no FL060. A elevação da pista é de 2.310 pés e o QNH no momento do sobrevoo é de 1008,2 hPa. Com estas informações, tem-se:
a)altitude-pressão de 5.850 pés;
b)altura de 3.390 pés;
c)altitude indicada de 6.150 pés; ·
d)QFE de 931,2 hPa.


25) Uma aeronave com seu altímetro ajustado padrão, está pousada em um aeródromo situado a 4.000 pés de altitude. Sendo o valor QNH de 1005,2 hPa o referido altímetro estará indicando, em pés:
a) Zero
b) 3.760
c) 4.000
d) 4.240

26) Na pista de um aeródromo o altímetro está ajustado padrão e indica 2310 pés. No momento a pressão ao nível do mar tem o valor de 1036 hPa. Nestas condições sabemos que a elevação da pista é de:
a) 1620 pés
b) 2310 pés
c) 2690 pés
d) 3000 pés


27) Uma aeronave encontra-se pousada num aeródromo no instante onde o ajuste a zero é de 930 hPa e o QNH do local é de 1007 hPa. Com estas informações, sabe-se que a altitude de pressão da aeronave é de: 
a) 2.130 pés
b) 2.310 pés
c) 2.510 pés
d) 2.490 pés

28) O piloto de uma aeronave voando no FL085 ao constatar que a altitude verdadeira é de 8.800 pés, conclui que a pressão ao nível do mar é de:
a) 1003,2 hPa
b) 1010,2 hPa
c) 1013,2 hPa
d) 1023,2 hPa


29) Uma aeronave sobrevoa o aeroporto de Congonhas no FL080, a elevação da pista é de 2700 pés e o QNH no momento do sobrevoo é de 1018 hPa. Com essas informações, tem-se que a altura do voo é de:
a) 5.300 pés
b) 5.450 pés
c) 8.000 pés
d) 5.150 pés 


30) Uma aeronave sobrevoa a 5.000 pés de altura um aeródromo cuja a elevação é de 1.170 pés. O QFE no momento do sobrevoo é de 970,2 hPa. Com base nestas informações sabe-se que a referida aeronave estará na altitude de pressão de:
a) 5.000 pés b) 6.050 pés
c) 6.170 pés d) 6.290 pés



GABARITO
1 - 9.210 FT
2 - 6.670 FT
3 - 11.350 FT
4 - 11.820 FT
5 - 10.900 FT
6 - 2.200FT
7 - B
8 - C
9 - B
10 - D
11 - A
12 - A
13 - A
14 - C
15 - A
16 - C
17 - D
18 - C
19 - D
20 - C
21 - C
22 - B
23 - C
24 - D
25 - D
26 - D
27 - D
28 - D
29 - B
30 - D


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