1) A condição de
pressão e temperatura, respectivamente, na atmosfera padrão, são:
a)1013,2 hpa 15ºC
b)29,92 mm hg 20ºC
c)760 mm Hg 0 ºC
d)1013,2 hpa 0ºC
2)
A temperatura padrão ao nível do mar:
a)
20ºC b) 15ºC c)
13ºC d) 10ºC
3)
O gradiente térmico vertical dentro da atmosfera padrão é de:
a)
6,5ºC/100m b)
10ºC/1000m c)
0,65ºC/100m d) 0,65/1000m
4)
A temperatura padrão na altitude de 5.000 pés é de:
a)
4ºC b) 5ºC c)
7ºC d) 8ºC
5)
A pressão padrão ao nível do mar é de:
a)
76 mm Hg b) 760 cm Hg c)
1012,3 hpa d) 29,92 pol Hg
6)
A superfície de pressão que serve de referência para a distribuição vertical
das pressões dentro da atmosfera padrão é a de:
a)
700 hpa b) 850 hpa c)
1000 hpa d) 1013,2 hpa
7)
A superfície de pressão referida na questão anterior, recebe o nome de:
a)
superfície isobárica
b
) nível de pressão padrão
c)
pressão ao nível do mar
d)
superfície e de pressão constante
8)
Altitude de pressão é:
a)
distância vertical entre duas superfícies isobáricas
b)
altura de um ponto qualquer em relação ao nível do mar
c)
distância vertical que separa uma superfície isobárica do nível de mar
d)
distância vertical que separa uma superfície isobárica do nível padrão
9)
Quando a pressão atmosférica ao nível do mar for menor que o valor padrão de
1013,2 hpa, o nível padrão estará situado:
a)
no nível do mar
b)
em qualquer nível
c)
acima do nível do mar
d)
abaixo de nível do mar
10)
O QFE quando usado como ajuste altimétrico por uma aeronave em vôo, indicará
quando esta pousar, a altitude:
a)
Zero b) de pressão c)
do aeródromo d) de transição
11)
Um avião, durante as aproximações finais, tendo o QFE introduzido em seu
altímetro, indicará:
a)
altitude de pressão
b)
altitude de aeródromo
c)
altitude de transição
d)
altura acima da pista
12)
Para operações de pouso e decolagem, é preferível usar-se:
a)
QFE b) QFF c)
QNH d) QNE
13)
O QFE de um aeródromo situado a 900 pés de altitude é de 992 hPa, nestas
condições sabe-se que o QNH é de:
a)1022
hPa; b)900 hPa; c)962
hPa; d)1013 hPa.
14) Com a elevação do aeródromo de
2.100 pés e o QNH de 1018 hpa, sabe-se que o QFE é de:
a)1013 hpa; b)948 hPa; c)2.100 pés; d)1092 hPa.
15)
A pressão atmosférica codificada no código METAR é o:
a)QFE;
b)QFF; c)QNE; d)QNH.
16) Em um
aeródromo, num determinado instante, obteve-se pressão da estação de 945 hpa e
pressão reduzida ao nível do mar de 1012 hpa. Com estas informações sabe-se que
a elevação do referido aeródromo é de:
a)1010
pés; b)2.010 pés; c)1012
hPa; d)1.340 pés.
17)
A pressão padrão ao nível do mar, equivale a:
a)1013,2
hpa; b)1022
hPa; c)1015,5
hpa; d)1010,1hPa.
18)
A elevação de um aeródromo pode ser obtida através da diferença entre:
a)QNE
e QNH; b)QNE e QFF; c)QNH e QFF d)QNH
e QFE
19)
A distância vertical que separa uma aeronave do nível padrão do mar,
denomina-se:
a)
nível; b) altitude; c)
altura; d)
altitude-pressão.
20)
Em um dado instante a temperatura do ar no FL230, é de menos 41° Celsius,
portanto a condição de temperatura para o referido nível é ISA:
a)
menos 10°C; b) menos 05°C; c)
mais 05°C; d) mais
10°C.
21)
Conforme a atmosfera padrão, uma aeronave no FL050 estará sujeita a uma temperatura
de:
a)
10° Celsius negativos;
b)
05° Celsius negativos;
c) 05° Celsius positivos;
d) 10° Celsius positivos.
22)
Considerando o gradiente térmico padrão e a temperatura ao nível do mar de 25°
Celsius, a uma altitude de 12.000 pés, a temperatura será de:
a)
24° Celsius negativos;
b)
09° Celsius negativos;
c)
01° Celsius positivo;
d)
15° Celsius positivos.
23)
Ao nível do mar a pressão parcial do nitrogênio, expressa em hpa, é
aproximadamente de:
a)
200; b)400; c)
600; d)790.
24)
Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:
a)
10.000; b) 11.000; c)
20.000; d) 30.000.
25)
Na atmosfera padrão a temperatura da tropopausa é de:
a)
50°C negativos; b) 56,5°C negativos;
c)
40°C negativos; d) 55,6°C negativos.
26)
A temperatura do ar a 20.000 pés de altitude é de 20° Celsius negativos.
Considerando o gradiente térmico padrão a 5.000 pés tem-se temperatura de:
a)
10°C negativos; b) 05°C negativos;
c)
10°C positivos; d) 20°C positivos.
27)
De acordo com os parâmetros estabelecidos pela atmosfera padrão para cada 60
pés de altitude a pressão decresce em média:
a)
1 hPa; b) 2 hPa;
c)
3 hPa; d) 4 hPa.
28)
Na atmosfera padrão, a condição de pressão e de temperatura são
respectivamente:
a)
1013,2 hpa 15°C; b) 29,92 mm Hg 20°C;
c) 760 mm Hg 0°C; d)
1013,2 hpa 0°C.
29)
A temperatura no cume de uma montanha de 5.500 pés de altitude é igual à ISA
menos 4. Com estes valores, conclui-se que a temperatura ambiente no referido
ponto é de:
a)
zero grau Celsius;
b)
mais cinco graus Celsius;
c)
menos cinco graus Celsius;
d)
mais quinze graus Celsius.
30)
A condição de temperatura ISA menos cinco, para o FL 100, corresponde a:
a)
zero graus Celsius;
b)
dez graus Celsius negativos;
c)
cinco graus Celsius negativos;
d)
cinco graus Celsius positivos.
31)
A condição de temperatura ISA -15 corresponde, para o FL075, a:
a)
0° Celsius; b) menos 14° C
c)
menos 15º C d) menos 30° C
32)
Uma temperatura de menos 20°C, para o FL250, poderá ser representada da
seguinte maneira:
a)ISA + 5; b)ISA + 10;
c)ISA
+ 15; d)ISA + 20.
33)
Sabemos que o gradiente térmico na atmosfera padrão é de 0,65°C/100 metros e
que a ISA na base da tropopausa e menos 56,5°C. Qual será a ISA no topo da
tropopausa, considerando uma espessura de 4.000 metros
para a camada?.
a)
-19,5°C; b) -37,5°C;
c) -56,5°C; d)
-76,5°C.
34) A temperatura padrão ao nível do mar, na
escala fahrenheit, equivale:
a) +3ºF b)
+5ºF
c) 59ºF d) +69ºF
35) Uma aeronave
sobrevoa Brasília no FL060. A elevação da pista é de 3450 pés, o QNH do momento
do sobrevôo é de 1008,2 hpa. Com estas informações tem-se que altitude de pressão da
aeronave é de:
a)5850 pés b)6000 pés
c)6090 pés d)6150 pés
36)Na atmosfera
padrão o gradiente térmico vertical decresce com um valor constante até o (a):
a)base da
tropopausa
b)nível de
transição
c)topo da
estratosfera
d)altitude de
transição
37) Uma aeronave
voando em FL, por ocasião do pouso ajusta seu altímetro para o QNH. A região
onde procedeu ao ajuste chama-se:
a)nível de
transição
b)altitude de
transição
c)altitude de
pressão
d)elevação da pista
38) A pressão
atmosférica ao nível do mar, para fins aeronáuticos é conhecida como:
a)QNE b)QNH c)QFF d)QFE
39) De acordo com os parâmetros estabelecidos
pela atmosfera padrão para cada 30 pés de altitude de pressão decresce em
média:
a)1 hpa b)2 hpa c)3 hpa d)4
hpa
40) A condição de
temperatura no cume de uma montanha de 7.500 pés de altitude é igual à ISA mais
5. Conclui-se que a temperatura ambiente no referido ponto é de:
a)0ºC b)+5ºC c)-5ºC d)+15ºC
41) A condição de
temperatura no cume de uma montanha de 7.500 pés de altitude é igual à ISA mais
5. Conclui-se que a temperatura ambiente no referido ponto é de:
a)zero graus
Celsius
b)mais cinco graus
Celsius
c)menos cinco graus
Celsius
d)mais quinze graus Celsius
42) A condição de
temperatura ISA mais cinco, para o FL100, corresponde a:
a)0ºC b)-10ºC c)-5ºC d)5ºC
43) Em determinado
momento a temperatura no FL250 é de –20ºC, logo podemos representá-la da seguinte
maneira:
a)ISA + 5 b)ISA + 15 c)ISA + 10 d)ISA
+ 20
44) Considerando-se
os parâmetros da atmosfera padrão (ISA), a temperatura do ar, em graus Celsius
para o FL070 será de:
a)-05ºC b)-1ºC c)+05ºC d)+1ºC
45) Isa para o
nível de 12.000ft equivale a:
a) 0ºC b) -24ºC c) –07ºC d)
–9ºC
46) ISA + 15
significa:
a) 30ºC b) 45ºC c) 30ºF d) 15ºC
47)
Uma aeronave sobrevoa um aeródromo a 600 m de altura em atmosfera em condição
ISA. A altitude da aeronave é de 3.500 pés. A elevação do aeródromo:
a)
600 pés b)1.500 pés c)
2.000 pés d) 2.900 pés
48)
Uma aeronave em nível de vôo a 20.000ft sobrevoa uma região com temperatura do
ar de 15°C negativos. A aeronave estará:
a)
Abaixo da AP indicada
b)
Voando em condição ISA
c)
Com indicação para mais
d)
Acima da AP indicada
49)
uma acft no fl100 sobrevoa uma região cuja temperatura do ar exterior é de zero
graus Celsius. A mesma estará voando:
a)
com ajuste qnh
b)
abaixo da sua ap indicada
c)
em condição Isa
d)
acima da sua ap indicada
50)
uma acft voando no FL120, na vertical de um ponto onde o qnh é de 1010 hpa. Com
seu altímetro ajustado em qne tem uma indicação de menos 10 graus Celsius no
termômetro de bordo a referida acft estará numa altitude verdadeira de:
a)
11.700pés b) 11.862 pés c)
11.910 pés d) 11.958 pés
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GABARITO
1
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A
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D
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D
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C
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A
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C
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A
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A
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49
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50
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D
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B
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D
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B
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BOM DIA!!!!
ResponderExcluirA QUESTÃO 50 ESTAR COM A RESPOSTA ERRADA, LEVEI PRA FACULDADE PARA TIRAR A DUVIDA COM O PROF, AGENTE FEZ O CALCULO E A LETRA CERTA É A "C" 11.910 PÉS..SE TIVEREM OUTRA RESPOSTA POSTA AI PRA GENTE TIRAR AS DUVIDAS...
BOM DIA!!!!
ResponderExcluirA QUESTÃO 50 ESTAR COM A RESPOSTA ERRADA, LEVEI PRA FACULDADE PARA TIRAR A DUVIDA COM O PROF, AGENTE FEZ O CALCULO E A LETRA CERTA É A "C" 11.910 PÉS..SE TIVEREM OUTRA RESPOSTA POSTA AI PRA GENTE TIRAR AS DUVIDAS...
Tudo bem Eliel? A resposta da questão 50 é letra B.
ResponderExcluirO cálculo da Altitude Verdadeira será feito corrigindo os erros de Pressão e Temperatura. Logo:
Erro de Pressão será corrigido através do cálculo do fator D.
Fator D = (QNH - QNE) x 30
Fator D = (1010 - 1013) x 30
Fator D = - 3 x 30
Fator D = -90Ft
Erro de Temperatura
ET = FL x 0,4 x (TAT - ISA)
ET = 120 x 0,4 x (-10 - (-9))
ET = 120 x 0,4 x (-1)
ET = -48FT
Logo fazemos:
AV = AP + FD + ET
AV = 12.000 + (-90) + (-48)
AV = 12.000 - 138
AV = 11.862 FT
AV = Altitude Verdadeira
AP = Altitude de Pressão
FD = Fator D
ET = Erro de Temperatura
Forte abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde, como é a resolução da 48? Abraço
ResponderExcluirTudo bem André? Questão 48 temos que calcular a Temperatura ISA para o FL200, sabendo que a TAT (Temperatura Verdadeira) é -15°C.
ExcluirISA = 15 - 2x20.000/1.000
ISA = 15 - 40
ISA = -25°C
Como TAT (-15°) é maior que a ISA (-25°)
A Atmosfera Real está mais quente (devido maior expansão do ar atmosférico) que a Atmosfera Padrão, logo a aeronave estará voando acima da Altitude de Pressão (AP).
Forte abraço!
Olá como é a solução da 47, essa estou quebrando a cabeça!?
ResponderExcluirTudo bem amigo? A resolução está relacionada principalmente a conversão de 600m para pés. Devemos lembrar que:
Excluir1.000FT = 300m
Logo
600m = 2.000FT
Faremos agora a diferença da altitude da aeronave (3.500 ft) menos a altura do voo (2.000ft)
3500 - 2000 = 1500ft
Forte abraço.
Como resolver a questão 33
ResponderExcluirTudo bem amigo? Temos que lembrar que a tropopausa é uma faixa de transição entre a Troposfera e a Estratosfera que tem como principal característica a Isotermia (temperatura constante). Portanto não temos que calcular já que a temperatura é constante o mesmo valor na base (-56,5°C) será também encontrado no topo. Forte abraço!
ResponderExcluirComo resolve a questão 22?
ResponderExcluir22) Considerando o gradiente térmico padrão e a temperatura ao nível do mar de 25° Celsius, a uma altitude de 12.000 pés, a temperatura será de:
ExcluirFaremos:
ISA = 25 - 2x12.000/1.000
ISA = 25 - 24
ISA = 1°C
Forte abraço!
Como resolver a questão 35?
ResponderExcluirTudo bem Acft97? Na questão 35 ele pergunta sobre Altitude de Pressão da aeronave. Grave o seguinte: Altitude de Pressão é igual ao FL (Flight Level) Nível de Voo. Portanto, o FL060 representa Altitude de Pressão de 6.000 pés. Forte abraço!!!
Excluir