←←← Ajude nesse projeto, Seja um SEGUIDOR.
Clique no botão SEGUIR
INTRODUÇÃO
O tipo e intensidade das restrições à visibilidade dependem da estabilidade da massa de ar.
8.1 Conceito
Maior distância em que um objeto, de dimensões apropriadas pode ser visto e identificado, quando observado de encontro a um fundo brilhante; ou
Maior distância em que luzes na vizinhança podem ser vistas e identificadas, quando observadas de encontro a um fundo escurecido.
8.2 TIPOS
Visibilidade Horizontal Predominante,
Visibilidade em voo
Visibilidade Oblíqua
Visibilidade Vertical
Alcance Visual da Pista
8.2.1 - VISIBILIDADE HORIZONTAL PREDOMINANTE
Maior valor de visibilidade, observada conforme a definição de visibilidade que cubra, pelo menos, a metade do círculo do horizonte ou, pelo menos, a metade da superfície do aeródromo.
Estas áreas podem compreender setores contíguos ou não.
8.2.2 - VISIBILIDADE EM VOO
Visibilidade à frente da cabine de pilotagem de uma aeronave em voo
8.2.3 - VISIBILIDADE OBLIQUA
É a maior distância a que um dado objeto pode ser visto e identificado a olho nu ao longo de uma linha inclinada em relação à vertical.
8.2.4 - VISIBILIDADE VERTICAL
Em condições de céu obscurecido, distância máxima na vertical.
EX: METAR SBFI 111000Z 27004KT 0300 FG VV002 11/11 Q1012=
8.2.5 – ALCANCE VISUAL DA PISTA (RVR)
Visibilidade medida por visibilômetro de forma precisa quando < 2.000 metros.
EX: SPECI SBSP 211015Z 12004KT 0300 R35/0300 R17/0400 FG OVC006 10/10 1022=
8.3 - Elementos redutores de visibilidade
O tipo e intensidade das restrições à visibilidade dependem da estabilidade da massa de ar associado.
- HIDROMETEOROS
- LITOMETEOROS
- HIDROMETEOROS:
8.3.1 - DEPOSITADOS: Devido a radiação terrestre
8.3.1.3 ESCARCHA: OCORRE ASSOCIADO A NEVOEIRO DEPOSITANDO CAMADAS DE CRISTAIS DE GELO
8.3.1.4 SINCELOS: COLUNAS PENDENTES DE GELO, FORMADAS PELA CONGELAÇÃO DO ORVALHO.
8.3.2 EM SUSPENSÃO
8.3.2.1 NÉVOA ÚMIDA (BR):
UMIDADE RELATIVA 80% OU MAIS.
VISIBILIDADE ENTRE 1.000 e 5.000 METROS
COR: AZUL-CINZA
8.3.2.2 NEVOEIRO (FG):
umidade relativa entre 97 e 100%,
visibilidade horizontal inferior a 1.000 metros,
ventos fracos e temperatura relativamente baixa.
8.3.3 PRECIPITADOS
8.3.3.1.1 LÍQUIDOS:
8.3.3.1.1.1 CHUVISCO (DZ):
GOTAS < 0,5MM
8.3.3.1.1.2 CHUVA (RA):
GOTAS > 0,5MM
8.3.3.1.2 - SÓLIDOS
8.3.3.1.2.1 NEVE (SN):
PRECIPITAÇÃO EM FORMA DE FLOCOS. TEMPERATURA 0ºC.
8.3.3.1.2.1 GRANIZO (GR):
PRECIPITAÇÃO EM FORMA PEDRAS ENTRE 2 a 5 MM
8.3.3.1.2.2 GRANIZO PEQUENO (GS):
PRECIPITAÇÃO EM FORMA PEDRAS < 2MM
SARAIVA: DE 5 A 50 MM
8.4 - INTENSIDADE
- LEVE (Sinal de subtração);
MODERADA (Sem Sinal);
+ FORTE (Sinal de adição).
8.5 - CARÁTER:
CONTÍNUO:
MAIS QUE 1 HORA
INTERMITENTE:
PEQUENAS INTERRUPÇÕES
PANCADA:
COM INTERRUPÇÕES, INTENSIDADE FORTE
8.6 - INSTRUMENTOS:
PLUVIÓGRAFO
Instrumento que registra a quantidade de precipitação.
MILÍMETROS
Um milimetro de chuva representa a quantidade de um litro por metro quadrado.
ISOIETAS
linhas que ligam pontos de precipitações iguais
8.7 - LITOMETEOROS:
- PARTÍCULAS SÓLIDAS EM SUSPENSÃO NA ATMOSFERA.
- OCORREM COM VISIBILIDADE ENTRE 0000 E 5.000 M
- UMIDADE RELATIVA MENOR 80%.
8.7.1 NÉVOA SECA (HZ):
PARTÍCULAS SÓLIDAS EM SUSPENSÃO.
COR: VERMELHA
VISIBILIDADE: ENTRE 0.000 E 5.000 M
UR < 80%
8.7.2 - FUMAÇA (FU):
PARTÍCULAS DE COMBUSTÃO INCOMPLETA.
COR: AZUL
VISIBILIDADE: ENTRE 0.000 E 5.000 M
UR < 80%
8.7.3 - POEIRA (PO):
PARTÍCULAS SÓLIDAS, COMO ARGILA E A TERRA EM PARTÍCULAS FINAS
COR: AMARELA
VISIBILIDADE: ENTRE 0.000 E 5.000 M
UR < 80%
Nota
Utiliza-se a visibilidade e a umidade relativa para diferenciar alguns hidrometeoros dos Litometeoro
EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS
METEOROLOGIA - Capítulo 8 – HIDRO E LITOMETEOROS
SIMULADO ONLINE – CAPÍTULO 8 –
HIDROMETEOROS/LITOMETEOROS/VISIBILIDADES
VENHA CONHECER
- O melhor e mais atualizado simulados para pilotos.
- O melhor e mais atualizado simulados para pilotos.
- São mais de 2000 questões sobre METEOROLOGIA para Piloto Privado / Piloto Comercial.
- Compartilhem com os amigos.
- Ajude nosso Blog seja um seguidor do MeteoroCG e seja o primeiro a receber atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário