C) QNH: Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por
base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.
D) QNE: Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE
UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 hPa ou 29,92 pol Hg.
7.2 - UTILIZAÇÃO NO BRASIL DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS
Solo: QNH
Decolagem até Altitude de
Transição: QNH
Na Altitude de Transição: Mudança
de QNH para QNE
Nível de Voo: QNE
Pouso: Nível de Transição QNE /
QNH
Solo: QNH
7.3 - ERROS ALTIMÉTRICOS
7.3.1 - PRESSÃO
- QNH MAIOR QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE
sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for maior que 1013,2 hPa.
- Erro de indicação
Altimétrica  para Menos.
 
- Indicando menos do que o Real.
 
 
 
 
- Estará indicando 15.000, quando em condições reais, voará a 15.300 ft. 
- Erro de Pressão para Mais. 
 
 
 
- QNH MENOR QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE
sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hPa.
- Erro de indicação
Altimétrica  para Mais. 
 
- Indicando
mais do que o Real.
 
 
 
  - Estará indicando 8.000, quando em condições reais, voará a 7.790 ft. 
- Erro de Pressão para Menos. 
 
 
1) Uma aeronave sobrevoando uma região
no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa,
estará voando na altitude?
 
 
- Estará indicando 9.000 (menos), quando em condições reais, voará a 9.210 ft. 
- Erro de Indicação Altimétrica para menos
2) Uma aeronave que sobrevoa uma
região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa encontra-se na altitude?
 - Estará indicando 7.000 (mais), quando em condições reais, voará a 6.670 ft. 
 - Erro de Indicação Altimétrica para mais
- ERROS COMBINADOS
Temperatura e pressão afetam
simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
- Calcula-se o erro de pressão
- Calcula-se o erro de temperatura
- Depois efetuamos a correção
simultânea.
 
7.3.2 - TEMPERATURA
Ocorre devido à diferença entre a
temperatura real e a temperatura padrão para o nível considerado.
Regra Geral: Para cada 10ºC de diferença entre
TR e TP haverá 4% de erro de altitude de pressão.
7.3.2.1 TEMPERATURA REAL (TAT) MAIOR QUE A TEMPERATURA
PADRÃO (ISA)
Estando o ar mais quente que o
padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação altimétrica para menos
De Temperatura: para mais TAT MAIOR ISA 
3) Uma aeronave voando no FL110,
na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará
numa altitude verdadeira de:
 
 7.3.2.2 TEMPERATURA REAL MENOR TEMPERATURA
PADRÃO 
Estando o ar mais frio que o
padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para mais
De Temperatura: para menos. TR
 
4) Considerando-se FL120,
temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa, teremos altitude verdadeira de:
 
-  CRÍTICO PARA AVIAÇÃO: PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA
BAIXA
  
7.4 - ALTITUDE-DENSIDADE
 
A potência dos motores, o
rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do
ar diminui.
Densidade do ar está indiretamente ligada a variação da temperatura. 
AD = AP + 100 (T – ISA)
AD = Altitude de Densidade
AP = Altitude de Pressão
T = Temperatura Real
ISA = Temperatura ISA Para o Nível 
A cada 1ºC corresponde a uma
variação de 100 FT. na altitude densidade. 
  
•Os principais fatores que afetam
a AD são: 
–altitude, temperatura e umidade
do ar. 
•Quanto maior a altitude e mais
quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior
AD.
EXERCÍCIOS 
5)Uma aeronave sobrevoando uma
região no FL120, onde a temperatura externa é de          –20ºC , terá altitude-densidade de: 
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
6)Considerando que a elevação de
um aeródromo é de 1.000 FT e a temperatura do ar 25°C, a altitude-densidade será
de:
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 1.000 + 100 x (25 – 13)
AD = 1.000 + 100 x (12)
AD = 1.000 + 1.200
AD = 2.200FT
7)Considerando a elevação de um
aeródromo é de 3.000ft e a temperatura do ar 20°C, a altitude-densidade será
de:
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 3.000 + 100 x (20 – 9)
AD = 3.000 + 100 x (11)
AD = 3.000 + 1.100
AD = 4.100FT
8) Uma aeronave encontra-se no
FL090 e a temperatura real para o referido nível é de -8°C. Com base nestas
informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude
de densidade é de :
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 9.000 + 100 x ((-8) – (-3))
AD = 9.000 + 100 x (-5)
AD = 9.000 - 500
 
9)
Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:
a)
10.000;        b) 11.000;                               c)
20.000;                   d) 30.000. 
10)
A correção simultânea de temperatura e pressão em um altímetro nos fornecerá
uma altitude:
a)
indicada       b) pressão                             c)
verdadeira              d) calibrada
11)
Quando o altímetro de uma aeronave é ajustado para o valor da pressão de 1013,2
hpa suas inscrições serão:
a)
Altura            b) Altitude de pressão            c)
Altitude                   d) Altitude verdadeira
 
E de Deus
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