Para uma aeronave em voo, a atmosfera é considerada turbulenta quando há irregularidade do movimento do fluxo do ar. Resultante:
Aquecimento diferenciado do solo
Obstáculos naturais
Aquecimento diferenciado do solo
Obstáculos naturais
16.1 - TIPOS DE TURBULÊNCIA
- CONVECTIVA
- MECÂNICA
- DINÂMICAS
A) Turbulência Convectiva ou Térmica:
É causada pelas variações térmicas verticais superiores a 1ºC/100M.
Mais intensa nas tardes de verão sobre o continente.
Nuvens: Cumulus
(entre 0,6ºC e 1ºC/100m)
Turbulência dentro da nuvem
Gradiente Térmico > RAS
Turbulência dentro e fora da nuvem
Turbulência Convectiva é sempre mais intensa em trovoada no estágio Maturidade
B) TURBULÊNCIA MECÂNICA (OBSTÁCULO)
Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicular a um obstáculo.
Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicular a um obstáculo.
- OROGRÁFICA
- SOLO
Superfície: Afeta pouso e decolagem.
Altitude: Afeta aeronaves em voo
Altitude: Afeta aeronaves em voo
- B.1 - TURBULÊNCIA OROGRÁFICA
Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicularmente a uma cordilheira.
Ocorre a sotavento e sua intensidade é consequência da velocidade do vento e da altura do relevo.
Formação de Ondas Orográficas (Montanha ou estacionárias)
Nuvens Lenticulares formam-se acima do topo da montanha e
Nuvens Rolos formam-se abaixo do topo das montanhas a sotavento
Ao aproximar do topo de uma montanha, a sotavento, uma aeronave tenderá a perder altitude. Ondas estacionárias são observadas a sotavento das montanhas.
Precauções
a) Corrigir a velocidade indicada da aeronave para suavizar os efeitos da turbulência, segundo as normas do aparelho;
b) Evitar voos à baixa altura entre montanhas, principalmente nas proximidades do lado sotavento de uma delas;
c) Evitar as nuvens "rolo", pois constituem áreas de intensa turbulência;
d) Evitar nuvens lenticulares, principalmente se seus bordos forem esfarrapados;
e) Não confiar, excessivamente, nas indicações do altímetro próximo aos picos de montanhas, pois podem conter erros superiores a 1.000 pés;
f) Executar a aproximação para pouso em velocidade pouco acima da prevista, a fim de evitar uma queda brusca de sustentação; e
g) Estar atento para os possíveis efeitos psicológicos da turbulência sobre a tripulação.
a) Corrigir a velocidade indicada da aeronave para suavizar os efeitos da turbulência, segundo as normas do aparelho;
b) Evitar voos à baixa altura entre montanhas, principalmente nas proximidades do lado sotavento de uma delas;
c) Evitar as nuvens "rolo", pois constituem áreas de intensa turbulência;
d) Evitar nuvens lenticulares, principalmente se seus bordos forem esfarrapados;
e) Não confiar, excessivamente, nas indicações do altímetro próximo aos picos de montanhas, pois podem conter erros superiores a 1.000 pés;
f) Executar a aproximação para pouso em velocidade pouco acima da prevista, a fim de evitar uma queda brusca de sustentação; e
g) Estar atento para os possíveis efeitos psicológicos da turbulência sobre a tripulação.
- B2 - TURBULÊNCIA MECÂNICA DE SOLO
Topografia acidentada e as edificações podem provocar desvios no fluxo horizontal do ar atmosférico.
- FRONTAL
- CAT
- WINDSHEAR
- ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
- C.1 - FRONTAL
As turbulência frontais mais severas são associadas as Frentes Frias.
- C.2) TURBULÊNCIA EM AR CLARO
Ocorrem associadas a correntes de jato
No inverno e sobre os continentes entre 20.000 e 40.000 FT
- C3 - WINDSHEAR
Aparece associada às trovoadas, podendo ocorrer associadas às frentes, brisa marítima, onda orográficas e inversão de temperaturas
Também conhecido como Tesoura de Vento, Cortante de Vento, Gradiente de Vento ou Cisalhamento.
- C.4 - ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
São
vórtices de pontas de asas surgem nas laterais da esteira, formando
turbilhões intensos e perigosos para aeronaves de menor porte, peso e
velocidade.
Na decolagem, sair da pista antes do ponto de “saída de solo” da aeronave precedente.
Ao pousar, tocar a pista depois do ponto de toque da aeronave precedente.
Na decolagem, sair da pista antes do ponto de “saída de solo” da aeronave precedente.
Ao pousar, tocar a pista depois do ponto de toque da aeronave precedente.
RESPONDA-ME
1) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:a) Convectiva b) em ar claro
c) mecânica à superfície d) mecânica em montanhas
2) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal b) mecânica
c) convectiva d) em ar claro
3) A fim de evitar a turbulência convectiva, o vôo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima b) abaixo
c) no interior d) abaixo ou acima
RESPOSTAS: 1D; 2B; 3A
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TURBULÊNCIA
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