1)
Os tipos de gelo que se forma sobre as aeronaves são:
a)
escarcha, geada, saraiva
b) gelo claro, escarcha, geada
b) gelo claro, escarcha, geada
c)
saraiva, granizo, gelo claro
d) escarcha, geada, cristais de gelo
d) escarcha, geada, cristais de gelo
2)
Gelo claro ocorre com predominância entre as temperaturas:
a)
0ºC e –10ºC
b) –10ºC e –20ºC
c) –10ºC e –15ºC
d) –15ºC e –20ºC
b) –10ºC e –20ºC
c) –10ºC e –15ºC
d) –15ºC e –20ºC
3)
Tipo de gelo que se forma em aeronaves, de forma semelhante ao gelo
formado nas paredes externas do evaporador do refrigerador,
denomina-se:
a)
geada
b) saraiva
c) escarcha
d) gelo claro
b) saraiva
c) escarcha
d) gelo claro
4)
Em condições excepcionais, gotículas de água em estado
superesfriado, podem estar presentes na atmosfera, em temperaturas
abaixo de:
a)
–40ºC
b) –30ºC
c) –20ºC
d) –10ºC
b) –30ºC
c) –20ºC
d) –10ºC
5)
Gelo claro forma-se mais comumente com:
a)
ar estável e nuvens cumuliformes
b) ar estável e nuvens estratiformes
b) ar estável e nuvens estratiformes
c)
ar instável e nuvens cumuliformes
d) ar instável e nuvens estratiformes
d) ar instável e nuvens estratiformes
6)
A formação de escarcha, dá-se mais comumente com:
a)
ar instável, turbulência, nuvens estratiformes
b)
ar instável, sem turbulência, nuvens cumuliformes
c)
ar estável, sem turbulência, nuvens cumuliformes
d)
ar estável, sem turbulência, nuvens estratiformes
7)
A formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em Altostratus
entre as temperaturas de 0° e menos 10ºCelsius é conhecida como:
a) geada
b) gelo escarcha;
c) gelo claro
d) gelo 0°C.
8)
O tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da
congelação relativamente lenta de grandes gotas super-resfriadas,
denomina-se:
a)
opaco;
b) escarcha;
c) amorfo;
d) cristal.
b) escarcha;
c) amorfo;
d) cristal.
9)
Uma aeronave ao sobrevoar uma região com bastante nebulosidade
estratificada e em temperatura negativa, poderá estar sujeita à
formação de gelo do tipo:
a)
claro;
b) cristal;
c) aderente;
d) escarcha.
b) cristal;
c) aderente;
d) escarcha.
10)
Uma aeronave sobrevoa uma região a 3.000 metros de altitude, onde a
atmosfera encontra-se estável, com bastante umidade, sendo de 12°
Celsius a temperatura ao nível do mar. Tal aeronave estará sujeita
a:
a)
turbulência;
b) formação de gelo;
c) rajadas de vento;
d) grandes térmicas.
b) formação de gelo;
c) rajadas de vento;
d) grandes térmicas.
11)
Dentre os tipos de gelo relacionados abaixo, indique aquele que se
forma com a presença de micro-gotículas:
a)
duro
b) vidrado
c) cristal
d) granulado
b) vidrado
c) cristal
d) granulado
12)
Sob condições de nebulosidade convectiva, a faixa ideal para a
formação de gelo claro, é de zero a menos:
a)10ºC
b)15ºC
c)20ºC
d)25ºC
b)15ºC
c)20ºC
d)25ºC
13)
O tipo de gelo pesado e aderente que se forma sobre a aeronave,
quando esta sobrevoa regiões com nebulosidade convectiva,
denomina-se:
a)amorfo
b)escarcha
c)cristal
d)geada
b)escarcha
c)cristal
d)geada
14)
Na rota de uma aeronave o piloto observa a formação de cumulus
congestus e temperatura externa de menos 8ºC, esta aeronave está
sujeita a:
a)formação
de gelo opaco
b)formação de gelo escarcha
b)formação de gelo escarcha
c)atmosfera
estável
d)formação de gelo claro
d)formação de gelo claro
15)
O tipo de gelo pesado e aderente que se forma sobre a aeronave,
quando esta voa em regiões com nebulosidade convectiva, denomina-se:
a)amorfo
b)escarcha
c)cristal
d)granulado
b)escarcha
c)cristal
d)granulado
16)
O gelo do tipo escarcha forma-se, mais comumente, em ar:
a)estável
e nuvens cumuliformes
b)estável e nuvens estratificadas
b)estável e nuvens estratificadas
c)instável
e nuvens cumuliformes
d)instável e nuvens estratiformes
d)instável e nuvens estratiformes
17)
Dentre os tipos de gelo relacionados abaixo, indique aquele que se
forma com a presença de micro-gotículas:
a)duro
b)granulado
c)cristal
d)vidrado
b)granulado
c)cristal
d)vidrado
18)
O tipo de gelo formado devido as grandes gotas de água
super-resfriadas, com temperatura abaixo de zero graus Celsius, é
identificada como:
a)opaco
b)vidrado
c)amorfo
d)granulado
b)vidrado
c)amorfo
d)granulado
19)
Uma aeronave sobrevoa uma região a 4.000 metros de altitude onde a
atmosfera encontra-se estável e com bastante umidade, considerando o
gradiente térmico padrão e sabendo-se que a temperatura ao nível
do mar é de 12ºC positivos. Conclui-se que a aeronave está sujeita
a:
a)turbulência
b)rajadas de vento
c)formação de gelo
d)convectiva térmica
b)rajadas de vento
c)formação de gelo
d)convectiva térmica
20)
O gelo claro forma-se mais comumente, em ar:
a)estável,
com nuvens estratiformes
b)instável, com nuvens cumuliformes
b)instável, com nuvens cumuliformes
c)estável,
com nuvens cumuliformes
d)instável, com nuvens estratiformes
d)instável, com nuvens estratiformes
21)
Dentre as temperaturas em graus Celsius, relacionadas abaixo, a que
mais propicia a formação de gelo em aeronave em vôo é a de:
a)00
b)+5
c)-5
d)-10
b)+5
c)-5
d)-10
22)
Dá-se o depósito de gelo em uma aeronave em vôo quando ela penetra
em:
a)
ar supersaturado
b) nuvens de cristais de gelo
b) nuvens de cristais de gelo
c)
nuvens de gotículas superfundidas
d) precipitação em forma de granizo
d) precipitação em forma de granizo
23)
Nas nuvens cumuliformes de grande desenvolvimento entre zero graus e
dez graus negativos formam-se sobre a superfície da aeronave em gelo
pesado e aderente do tipo:
a)
escarcha
b) opaco
c) amorfo
d) claro
b) opaco
c) amorfo
d) claro
24)
O gelo que se forma sobre uma acft apresenta-se sob vários aspectos.
O mais perigoso é o/a:
a)
Geada
b) Gelo de escarcha
b) Gelo de escarcha
c)
Gelo opaco ou amorfo
d) Gelo claro ou cristal
d) Gelo claro ou cristal
25)
O gelo do tipo claro forma-se mais comumente em ar:
a)
estável e em nuvens estratiformes
b) instável e em nuvens cumuliformes
b) instável e em nuvens cumuliformes
c)
estável e em nuvens cumuliformes
d) instável e em nuvens estratiformes
d) instável e em nuvens estratiformes
26)
Considerando que haja condições para formação de gelo escarcha em
nuvens cumuliformes, a temperatura propicia para tal formação é
de:
a)
Menos 03ºC
b) Menos 06ºC
c) Menos 09ºC
d) Menos 12°C
b) Menos 06ºC
c) Menos 09ºC
d) Menos 12°C
27)
para evitar a formação de gelo sobre a aeronave, o piloto deverá
voar:
a)
fora de nuvens
b) com temperaturas negativas
b) com temperaturas negativas
c)
em locais com umidade elevada
d) Sempre na troposfera
d) Sempre na troposfera
28)
a formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em altostratus,
entre as temperaturas de 0 graus Celsius e -10 graus Celsius, é
conhecida como:
a)
geada
b) gelo escarcha
c) gelo claro
d) gelo cristal
b) gelo escarcha
c) gelo claro
d) gelo cristal
29)
uma acft ao sobrevoar uma região com bastante nebulosidade
estratificada e em temperatura negativa poderá estar sujeita a
formação de gelo do tipo:
a)
claro
b) cristal
c) aderente
d) escarcha
b) cristal
c) aderente
d) escarcha
30)
o tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da
congelação relativamente lenta de grandes gotas super resfriadas,
denomina-se:
a)
opaco
b) irregular
c) escarcha
d) translúcido
b) irregular
c) escarcha
d) translúcido
32)
Primeiro sintoma de gelo na hélice de uma aeronave é:
a)
o aumento da VI
b) a redução da VI
b) a redução da VI
c)
a redução no RPM
d) a queda na compressão
d) a queda na compressão
33)A
formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em altostratus,
entre as temperaturas de 0 e –40ºC, é conhecida como:
a)geada
b)gelo escarcha
c)gelo claro
d)gelo cristal
b)gelo escarcha
c)gelo claro
d)gelo cristal
34)O
tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da
congelação relativamente lenta de grandes gotas super resfriadas,
denomina-se:
a)opaco
b)escarcha
c)claro
d)translúcido
b)escarcha
c)claro
d)translúcido
35)Gelo
no carburador convencional de aeronaves, acarreta perda de:
a)
potência
b) velocidade
c) sustentação
d) tração efetiva
b) velocidade
c) sustentação
d) tração efetiva
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GABARITO
1
|
2
|
3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
|
11
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12
|
13
|
14
|
15
|
16
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17
|
18
|
19
|
20
|
B
|
A
|
C
|
A
|
C
|
D
|
C
|
D
|
D
|
B
|
D
|
A
|
C
|
D
|
C
|
B
|
B
|
B
|
C
|
B
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
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D
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A
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D
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D
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B
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D
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A
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C
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D
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D
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B
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C
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B
|
C
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A
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Onde tem O gabarito completo dessas e outras questões?(obs:to no celular)
ResponderExcluirBom dia amigo! Talvez esteja faltando as questões 17 a 20 devido ao problema de visualização via celular. De qualquer maneira anote o gabarito:
Excluir17 - B
18 - B
19 - B
20 - B
Bom dia,
ResponderExcluirO gabarito da questão 14 aponta letra C, está correto?
14) Na rota de uma aeronave o piloto observa a formação de cumulus congestus e temperatura externa de menos 8ºC, esta aeronave está sujeita a:
a)formação de gelo opaco
b)formação de gelo escarcha
c)atmosfera estável
d)formação de gelo claro
Você está correto! O gabarito está errado. Resposta correta letra D. Até porque as letras A, B e C indicam o mesmo tipo de gelo. Grato
Excluir