1)
A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou
terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a)
termal
b) mecânica
c) convectiva
d) em ar claro
b) mecânica
c) convectiva
d) em ar claro
2)
Turbulência convectiva:
a)
ocorre mesmo sem existir nuvens cumulus
b)
pode ser formada por uma aeronave em vôo
c)
só ocorre quando há nuvens cumulus presentes
d)
ocorre mais comumente nas tardes frias de inverno
3)
Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a)
convectiva
b) em ar claro
b) em ar claro
c)
mecânica à superfície
d) mecânica em montanhas
d) mecânica em montanhas
4)
A fim de evitar a turbulência convectiva, o vôo nas proximidades de
cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a)
acima
b) abaixo
c) no interior
d) abaixo ou acima
b) abaixo
c) no interior
d) abaixo ou acima
5)
Turbulência provocada por uma aeronave em vôo, é denominada:
a)
esteira de turbulência
b) turbulência mecânica em vôo
b) turbulência mecânica em vôo
c)
turbulência devida a cortante do vento
d) todas as alternativas são corretas
d) todas as alternativas são corretas
6)
Um volume de ar considerado estável quando apresenta, em relação
ao ar circunvizinho:
a)
menor temperatura
b) maior percentual de umidade
b) maior percentual de umidade
c)
equilíbrio de pressão e temperatura
d) equilíbrio de densidade e temperatura
d) equilíbrio de densidade e temperatura
7)
Correntes convectivas formam-se em:
a)
ar estável
b) ar instável
c) ar úmido
d) ar saturado
b) ar instável
c) ar úmido
d) ar saturado
8)
Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massas de ar,
denomina-se:
a)
frontal;
b) convectiva;
c) windshear;
d) de ar claro.
b) convectiva;
c) windshear;
d) de ar claro.
9)
A turbulência por cortantes a baixa altura, provocada pela variação
brusca da intensidade e/ou direção do vento próximo à superfície,
denomina-se:
a)
advectiva;
b) convectiva
c) CAT;
d) windshear.
b) convectiva
c) CAT;
d) windshear.
10)
A CAT é mais comum e intensa no:
a)
verão sobre o oceano;
b) inverno sobre o oceano;
b) inverno sobre o oceano;
c)
verão sobre o continente;
d) inverno sobre o continente.
d) inverno sobre o continente.
11)
Com relações às turbulências orográficas, a porção mais
perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a)
barlavento e nas bases daquelas ondas;
b) sotavento e nos topos daquelas ondas;
b) sotavento e nos topos daquelas ondas;
c)
sotavento e nas bases daquelas ondas;
d) barlavento e nos topos daquelas ondas;
d) barlavento e nos topos daquelas ondas;
12)
A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como
turbulência:
a)
térmicas
b) orográfica;
c) em ar claro
d) de superfície.
b) orográfica;
c) em ar claro
d) de superfície.
13)
O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou
muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, denomina-se:
a)
cortante do vento:
b) corrente dinâmica;
b) corrente dinâmica;
c)
convectiva termal;
d) esteira de turbulência.
d) esteira de turbulência.
14)
Turbulência convectiva atinge o máximo de intensidade, quando:
a)
o céu estiver claro
b)
não estiver associada com trovoadas
c)
o gradiente térmico for maior do que 1ºC/100m
d)
o gradiente térmico se aproximar do gradiente auto-convectivo
15)
As turbulências dinâmicas, provocadas pelo deslocamento de massas
de ar, denominam-se turbulência:
a)frontal
b)convectiva
c)Windshear
d)de ar claro
b)convectiva
c)Windshear
d)de ar claro
16)
A turbulência convectiva é mais intensa:
a)à
tarde, no verão e sobre o oceano
b)sobre cidades, à noite e no inverno
b)sobre cidades, à noite e no inverno
c)no
interior das nuvens cumulonimbus
d)no interior das nuvens estratificadas
d)no interior das nuvens estratificadas
17)Turbulência
dinâmica provocada pelo deslocamento de massa de ar, denomina-se:
a)frontal
b)convectiva
c)Windshear
d)de ar claro
b)convectiva
c)Windshear
d)de ar claro
18)Turbulência
convectiva ocorre mais comumente:
a)
em terra, durante o dia, no verão
b) em terra, durante a noite, no verão
b) em terra, durante a noite, no verão
c)
sobre o mar, durante o dia, no verão
d) sobre o mar, durante a noite, no verão
d) sobre o mar, durante a noite, no verão
19)Turbulência
mais intensa será encontrada por um piloto ao penetrar:
a)
NS
b) CS
c) AC
d) CB
b) CS
c) AC
d) CB
20)Com
relação às turbulências orográficas, a porção mais perigosa
nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a)barlavento
e na base da onda
b)sotavento e no topo da onda
b)sotavento e no topo da onda
c)sotavento
e na base da onda
d)barlavento e no topo da onda
d)barlavento e no topo da onda
21)A
turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como
turbulência:
a)
térmica
b)orográfica
c)de ar claro
d)de superfície
b)orográfica
c)de ar claro
d)de superfície
22)O
deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito
velozes, nas operações de pouso e decolagem, provoca:
a)cortante
do vento
b)corrente dinâmica
b)corrente dinâmica
c)convectiva
termal
d)esteira de turbulência
d)esteira de turbulência
23)A
abreviatura CAT, em meteorologia, significa:
a)nível
de transição
b)altitude de transição
b)altitude de transição
c)turbulência
em ar claro
d)confluência intertropical
d)confluência intertropical
24)
Turbulência orográfica ocorre mais intensa e irregular:
a)
a sotavento das montanhas
b) a barlavento das montanhas
b) a barlavento das montanhas
c)
no topo do vento de superfície
d) indiferente
d) indiferente
25)
Turbulência sobre montanhas ou ondas orográficas pode ser
denunciada por nuvens:
a)
lenticulares
b) stratus
c) stratiformes
d) altostratus
b) stratus
c) stratiformes
d) altostratus
26)As
ondas estacionárias ou orográficas, indicam turbulência do tipo:
a)frontal
b)térmica
c)dinâmica
d)mecânica
b)térmica
c)dinâmica
d)mecânica
27)A
agitação das moléculas do ar muitas vezes provoca um vôo
desconfortável alternando a altitude do avião, comprometendo assim
sua sustentação. Este fenômeno é conhecido como:
a)brisa
b)turbulência
b)turbulência
c)corrente
advectiva
d)linha de estabilidade
d)linha de estabilidade
28)Entre
os locais apresentados abaixo, indique aquele sobre, o qual a
turbulência ocorre com maior intensidade:
a)Imensa
região arenosa
b)extensa região vegetação
b)extensa região vegetação
c)superfície
liquida sob o sol a pino
d)região montanhosa com vento forte
d)região montanhosa com vento forte
29)Quando
se observa à presença de nuvem lenticular, pode-se afirmar que há:
a)sistema
frontal frio
b)turbulência orográfica
b)turbulência orográfica
c)excelentes
condições de vôo
d)cumulonimbus nas vizinhanças
d)cumulonimbus nas vizinhanças
30)
O fenômeno formado pelo atrito entre ventos fortes superpostos que
fluem com direções e/ou velocidades diferentes denomina-se:
a)anticiclone
polar
b)turbulência
b)turbulência
c)anticiclone
tropical
d)turbulência dinâmica
d)turbulência dinâmica
31)
A turbulência que ocorre com maior freqüência no verão e que é
identificada pela presença de nuvens cumuliformes, denomina-se:
a)de
solo
b)mecânica
c)convectiva
d)de céu claro
b)mecânica
c)convectiva
d)de céu claro
32)
Quando uma aeronave sobrevoa uma região montanhosa, sem nebulosidade
e encontra turbulência. Pode-se afirmar que o fenômeno encontrado é
de origem:
a)térmica
b)frontal
c)dinâmica
d)mecânica
b)frontal
c)dinâmica
d)mecânica
33)
Quando se observa à presença de nuvens em formas amendoadas,
lenticulares, pode-se afirmar que há presença de:
a)sistema
frontal frio
b)turbulência orográfica
b)turbulência orográfica
c)excelentes
condições de vôo
d)cumulonimbus nas vizinhanças
d)cumulonimbus nas vizinhanças
34)
A turbulência que geralmente, aparece no verão, sobre os
continentes e com a presença de nuvens cumulus, denomina-se:
a)frontal
b)térmica
c)dinâmica
d)orográfica
b)térmica
c)dinâmica
d)orográfica
35)
Turbulência fora das nuvens é verificada pela presença de:
a)
ar neutro
b) ar estável
c) altocumulus
d) altostratus
b) ar estável
c) altocumulus
d) altostratus
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GABARITO
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
B
|
C
|
D
|
A
|
B
|
D
|
B
|
A
|
D
|
D
|
B
|
C
|
D
|
D
|
A
|
C
|
A
|
A
|
D
|
B
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
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C
|
D
|
C
|
A
|
A
|
D
|
B
|
D
|
B
|
B
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C
|
D
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B
|
B
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C
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