Clique para ampliar
Segundo dados do Inpe, em um único dia caíram seis mil raios no Estado do Rio de Janeiro. Na tarde da última segunda-feira (25), foram registrados mais de 900 raios na região de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.
Para meteorologistas o aumento na incidência de raios pode ser resultado do fenômeno La Niña que provoca mais tempestades no país.
A distribuidora de energia elétrica Ampla, contabilizou em dois anos um aumento de 107% na incidência de raios em sua área de concessão, utilizando dados do Sistema Net Raios, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Segundo a Ampla, no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o sul e o noroeste foram os que mais concentraram raios, seguidos pela Baixada Fluminense e a região serrana.
Angra dos Reis que sofreu com chuvas surpreendentes no início de 2010 registrou 6.100 raios entre os dias primeiro e doze de janeiro, mais que o dobro verificado em todo mês de janeiro de 2008.
Tantas descargas elétricas aumentam o risco de morte e os prejuízos com centenas de eletrodomésticos que sofrem pane ou são totalmente danificados. Especialistas reforçam a necessidade de a população procurar abrigo em momentos de tempestades. Locais descampados ou embaixo de árvores devem ser sempre evitados. Em casa, é prudente que os aparelhos que não estiverem em uso sejam retirados da tomada.
Foto: Relâmpago fotografado no dia 10/01/2010 sobre a região do ABC paulista, durante a grande tempestade de raios sobre São Paulo. Crédito: Mauro Losch - Santo André.
Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/clima.php?posic=dat_20100127-125937.inc
Nenhum comentário:
Postar um comentário