Nas partes internas o gelo se forma no tubo de Pitot, nos carburadores e nas tomadas de ar.
Externamente ocorre nas superfícies expostas
Temperatura do ar e da aeronave devem ser iguais ou inferiores a 0 ºC.
Diminui a sustentação e o impulso
Aumenta o consumo de combustível
Perda da eficiência da radio-comunicação
TRAÇOS: Não requer uso do sistema contra gelo. Removido pelo ar
MODERADA: Requer ocasionalmente o uso anti-ice. Mudança de FL
FORTE: Requer o uso continuo do anti-ice e mudança de FL.
SEVERA: Sistema anti-ice se torna insuficiente. Mudança de FL
Dentro de Trovoadas pode chegar a 50.000 FT, principalmente no inverno e outono
- GELO CLARO
- ESCARCHA
- GEADA
A TEMPERATURA DA AERONAVE E A UMIDADE DO AR, A GEADA.
Denso, transparente, desprende-se com dificuldade, alterando o perfil aerodinâmico do avião.
Formação com temperatura entre 0 e –10ºC em nuvens cumuliformes
Pode ser observado nas bandejas de um refrigerador
17.5.2 - ESCARCHA
Gelo leitoso que se forma com nuvens estratiformes entre –10º e –20ºC.
Ar Estável.
Igual ao que se forma cobrindo às paredes externas do congelador de uma geladeira.
17.5.3 - GEADAFina camada aderindo aos bordos de ataque, para-brisas e janelas da aeronave em voo
Não pesa, nem altera os perfis da aeronave, mas afeta a visibilidade do piloto
Ocorre com aeronave em áreas muito frias
Ocorre sobre aviões à jato, quando descem em níveis baixos, quentes e saturados.
MASSAS DE AREstável: Formação de gelo amorfo em NS e AS
Instável: Formação de gelo claro em TCU e CB
FRONTALFrente Fria e Linhas de Trovoada: Formação de Gelo Claro.
Frente Quente e Estacionárias: Formação de Gelo Amorfo.
Frente Oclusa: Formação de Gelo Claro e Amorfo.
- Sistema de Carburação
- Asas e empenagem
- Hélices
- Tubo de Pitot
- Antenas
Acúmulo de gelo na tomada de ar do motor afetando a mistura de combustível.
Acúmulo de gelo no interior do carburador através do fluxo de ar no sistema de injeção.
Resfriamento da evaporação do combustível ao ser introduzido na corrente de ar.
Aumenta a resistência ao avanço e
Diminui a sustentação.
Motor apresenta vibrações devido ao desbalanceamento da hélice.
Pode ocorrer formação de gelo do centro para as pontas.
Afeta os instrumentos de velocidade vertical (climb), altímetro e velocímetro.
Muitas vezes, a queda na velocidade indicada, é causada por gelo no Pitot.
Poderá romper a antena.
Anticongelantes: impedem que a formação de gelo ocorra
Descongelantes: agem sobre o gelo já formado.
- MECÂNICO
- TÉRMICO
- QUÍMICO
b) usar o sistema anti-gelo adequadamente, seguindo as normas operacionais para cada tipo de aeronave;
c) evitar níveis de voo dentro de nuvens com alto índice de precipitação, principalmente na faixa térmica entre 0 e -20°C;
d) subir para níveis mais altos ou descer para faixas térmicas positivas (se possível), quando pressentir que os sistemas de combate à formação de gelo se tornaram ineficientes e
e) enviar mensagem de posição, reportando formações de gelo em seu nível de voo, caso tenha sido surpreendido.
a) –2ºC e 0ºC b) –1ºC e 0ºC
c) –10ºC e 0ºC d) 0ºC e 0,5ºC
2) Para evitar a formação de gelo em aeronaves, o piloto deverá voar:
a) Fora de nuvens
b) Com temperaturas abaixo de –40ºC
c) Em locais com umidade elevada
d) Sempre com temperaturas negativas
3) O gelo claro (vidrado) predomina:
a) abaixo de 0ºC em CB b) acima de 0ºC em NS
c) abaixo de 0ºC em NS d) acima de 0ºC em CB
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