quinta-feira, 16 de abril de 2020

COMO ACESSAR CÓDIGO GAMET - REDEMET

GAMET (General Aviation Meteorological Information): 

O GAMET (General Aviation Meteorological Information) é uma ferramenta essencial para pilotos, fornecendo informações meteorológicas cruciais para a segurança do voo. Saber interpretar corretamente um GAMET é fundamental para tomar decisões precisas e seguras durante o planejamento de voo.

Estrutura básica de um GAMET:

Um GAMET geralmente contém as seguintes seções:

  • Identificação: Indica a área geográfica coberta pela previsão e o período de validade.
  • Vento: Informa a velocidade e direção do vento em diferentes níveis de voo.
  • Visibilidade: Indica a distância máxima na qual um objeto pode ser visto.
  • Tempo: Descreve as condições meteorológicas presentes e previstas, como chuva, neve, trovoadas, etc.
  • Nuvens: Informa a quantidade, tipo e altura das nuvens.
  • Turbulência: Indica a intensidade e a altitude da turbulência.
  • Gelo: Informa sobre a possibilidade de formação de gelo nas asas e outras partes da aeronave.
  • Fenômenos significativos: Descreve fenômenos meteorológicos importantes, como tempestades severas, rajadas de vento, etc.

Como interpretar um GAMET:

  1. Identifique a área e o período: Certifique-se de que o GAMET que você está analisando cobre a área onde você planeja voar e que o período de validade abrange o seu voo.
  2. Verifique as condições de vento: Avalie a intensidade e a direção do vento em diferentes altitudes para determinar a melhor rota e altitude de cruzeiro.
  3. Analise a visibilidade: Verifique se a visibilidade é adequada para o tipo de voo que você está realizando.
  4. Identifique as condições de tempo: Observe se há previsão de chuva, neve, trovoadas ou outros fenômenos que possam afetar a segurança do voo.
  5. Avalie a nebulosidade: Verifique a quantidade, tipo e altura das nuvens para determinar a necessidade de voar sob as nuvens (VFR) ou acima das nuvens (IFR).
  6. Considere a turbulência e o gelo: Verifique se há previsão de turbulência ou gelo, e ajuste sua altitude de voo se necessário.
  7. Esteja atento aos fenômenos significativos: Preste atenção em qualquer fenômeno meteorológico significativo que possa afetar o seu voo, como tempestades severas ou rajadas de vento.

Dicas para uma interpretação eficaz:

  • Utilize cartas sinóticas: As cartas sinóticas fornecem uma visão geral das condições meteorológicas e podem ajudar a complementar as informações do GAMET.
  • Consulte outros produtos meteorológicos: Além do GAMET, consulte outros produtos como METAR, TAF e SIGMET para obter informações mais detalhadas sobre as condições meteorológicas.
  • Entre em contato com o serviço meteorológico: Se tiver dúvidas sobre a interpretação de um GAMET, entre em contato com o serviço meteorológico.
  • Participe de cursos de meteorologia aeronáutica: Aprender os princípios básicos da meteorologia aeronáutica é fundamental para interpretar corretamente os produtos meteorológicos.

Exemplo prático:

Imagine que você está planejando um voo VFR e encontra o seguinte em um GAMET:

  • Visibilidade: 5 km
  • Nuvens: céu parcialmente nublado com base a 1500 pés
  • Vento: 250°/15 kt a 5000 pés
  • Turbulência leve: acima de 8000 pés

Com base nessas informações, você pode concluir que as condições são favoráveis para um voo VFR, mas deve evitar voar acima de 8000 pés devido à turbulência.

Lembre-se: A interpretação de um GAMET requer conhecimento técnico e experiência. É fundamental que os pilotos busquem sempre se atualizar sobre as informações meteorológicas e as melhores práticas para o planejamento de voo.


GAMET - Informações Meteorológica para Aviação Geral.

Código de previsão da FIR ou subárea dela para níveis baixos (até FL100 ou FL150 para regiões montanhosas.

Elaborados  a cada 6 horas: 00Z, 06Z, 12Z e 18Z pelo CMI.


Para maior detalhamento sobre o código acesse → GAMET


Endereço: www.redemet.decea.gov.br



Para acessar clique em PRODUTOS






Após selecionamos CONSULTA MENSAGENS OPMET







Clique na opção FIR, pois o GAMET é um código de FIR







Digite o indicativo da FIR 
SBCW - FIR CURITIBA, 
SBBS - FIR BRASÍLIA, 
SBRE - FIR RECIFE, 
SBAZ - FIR AMAZONICA


Selecione o nome do código
Clique em EXIBIR MENSAGENS



Na sequência acessamos a mensagem







Acesse pelo link → REDEMET


Exemplo SBCW GAMET VALID 201200/201800 SBGL - SBCW CURITIBA FIR BLW FL100 

SECN I 
Seção 1

SFC WIND: 040/31KT IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA 
Vento na Superfície superior 30KT

SFC VIS: 4000M RA IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA 
Visibilidade na Superfície inferior a 5.000m

SIGWX: EMBD TS IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA 
Fenômenos Significativos

MT OBSC: SERRA DO MAR SERRA GERAL 
Fenômenos Significativos

SIG CLD: EMBD CB/TCU 3000/ABV 10000FT AGL IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA BKN 900/3000FT AGL IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA 
Nuvens Significativas (CB/TCU) ou abaixo de 1.000FT

TURB: MOD ABV 9000FT AGL IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA 
Turbulência

SECN II 
Seção 2

PSYS: NIL 
Posição de Sistemas Significativos

WIND/T: 
2000FT:   350/05KT PS20 S OF S25 090/05KT PS26 N OF S25 
5000FT:   350/05KT PS13 S OF S25 060/05KT PS17 N OF S25 
10000FT: 170/05KT PS09 S OF S25 220/06KT PS09 N OF S25 
Ventos Padrões 2.000FT, 5.000FT e 10.000FT

CLD: SCT/BKN CUSC 2000/6500FT AGL IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA SCT/BKN ACAS 7000/ABV 10000FT IN W OF W03814 AND E OF W05802 AND S OF S1723 AND N OF S3351 AREA AGL 
Nuvens Significativas acima de 1.000FT

FZLVL: ABV 10000FT AMSL 
Nível de Congelamento (0°)

MNM QNH: 1020HPA 
QNH Mínimo

VA: NIL=
Cinzas Vulcanicas




Para maior detalhamento sobre o código acesse → GAMET

terça-feira, 14 de abril de 2020

BRIEFING METEOROLÓGICO - Dia 13 Abr 20 - SBCG


Fonte: Clima ao Vivo



Condições Meteorológicas encontradas no Mato Grosso do Sul na noite do dia 13 Abr 20.
fonte: Redemet

METAR SBCG 140200Z 36006KT 9999 FEW040 FEW045TCU SCT100 26/20 Q1012=

SPECI SBCG 140212Z 01006KT 9999 TS FEW040 FEW045CB SCT100 25/20 Q1012=

METAR SBCG 140300Z 36007KT 9999 VCTS FEW040 FEW045CB SCT100 25/20 Q1011=

METAR SBCG 140400Z 01006KT 9999 VCTS FEW040 FEW045CB SCT100 25/20 Q1011=

SPECI SBCG 140443Z 21019KT 9999 VCTS SCT008 FEW045CB BKN080 22/19 Q1012=

SPECI SBCG 140517Z 21028G45KT 0500 R24/0550D R06/0700D +TSRA BKN005 SCT045CB OVC080 19/19 Q1012=

METAR SBCG 140600Z 20010KT 5000 -TSRA BKN004 FEW040CB BKN080 19/18 Q1013 RETSRA=

METAR SBCG 140700Z 33002KT 5000 TSRA BKN007 FEW040CB BKN080 19/18 Q1014=

METAR SBCG 140800Z 35006KT 5000 TSRA BKN007 FEW040CB BKN080 19/19 Q1013=

METAR SBCG 140900Z 01007KT 9999 -RA SCT010 FEW040TCU BKN070 19/18 Q1011 RETSRA=

Fonte: Redemet

TAF SBCG 132100Z 1400/1424 33005KT CAVOK TN18/1406Z TX32/1418Z
BECMG 1405/1407 07005KT
BECMG 1411/1413 32008KT 9999 FEW040
BECMG 1415/1417 SCT045 FEW050TCU
BECMG 1419/1420 23005KT SCT045
BECMG 1422/1423 09005KT CAVOK RMK PCZ=



Fonte: Redemet


SBCW SIGMET 9 VALID 132300/140400 SBCW- SBCW CURITIBA FIR EMBD TS FCST WI S1850 W05740 - S2114 W05229 - S2658 W05037 - S2755 W04947 - S3034 W05101 - S2846 W05601 - S2737 W05447 - S2708 W05347 - S2610 W05331 - S2532 W05401 - S2536 W05430 - S2417 W05411 - S2350 W05424 - S2355 W05516 - S2217 W05544 - S2206 W05621 - S2208 W05642 - S2159 W05748 - S2057 W05744 - S2010 W05807 - S2002 W05749 - S1947 W05804 - S1850 W05740 TOP FL420 MOV E 10KT INTSF=

Fonte: Extraer

SBCW SIGMET 2 VALID 140200/140400 SBCW- SBCW CURITIBA FIR SEV TURB FCST WI S2854 W05604 - S3030 W05609 - S3232 W05307 - S3309 W05322 - S3334 W05324 - S3352 W05313 - S3359 W05032 - S2758 W04940 - S3033 W05101 - S2854 W05604 FL100/300 MOV E 10KT INTSF=

SBCW SIGMET 3 VALID 140400/140800 SBCW- SBCW CURITIBA FIR EMBD TS FCST WI S1843 W05743 - S1820 W05446 - S2329 W04942 - S2730 W04837 - S3001 W05013 - S2903 W05244 - S2651 W05306 - S2609 W05343 - S2530 W05401 - S2532 W05429 - S2407 W05416 - S2350 W05440 - S2356 W05516 - S2216 W05543 - S2200 W05625 - S2212 W05641 - S2203 W05752 - S2055 W05751 - S2009 W05803 - S1958 W05751 - S1947 W05805 - S1843 W05743 TOP FL420 MOV E 10KT INTSF=

Fonte: Extraer



Aviso Aeródromo SBPA
SBFI/SBPP/SBCR/SBCG/SBDO AD WRNG 9 VALID 132150/140150
TS SFC WSPD 15KT MAX 35 FCST NC=

Aviso Aeródromo SBPA
SBCG/SBCR/SBDB/SBPP/SBDO AD WRNG 1 VALID 140150/140550
SFC WSPD 15KT MAX 35 FCST NC=


Aviso Aeródromo SBPA
SBCG/SBCR/SBDB/SBPP/SBDO AD WRNG 5 VALID 140550/140950
TS SFC WSPD 15KT MAX 35 FCST NC=


Fonte: Redemet

Fonte: Youtube Maycon Zanata

segunda-feira, 13 de abril de 2020

METEOROLOGIA E O PLANEJAMENTO DE VOO



O planejamento Meteorológico consiste no estudo das condições meteorológicas das localidades de decolagem, rota e pouso, incluindo as alternativas.
Para isso devemos consultar sites oficiais de Meteorologia Aeronáutica através dos diversos produtos como códigos (METAR, TAF, SIGMET, AIRMET, AVISO DE AERODROMO, AVISO DE CORTANTE DE VENTO), Cartas de previsão (SIGWX PROG, WIND ALOFT PROG) e Imagens de Satélites para termos uma visão geral das condições de tempo durante o voo.

 

Podemos acrescentar informações de Imagens de Satélites em sites oficiais de Meteorologia como:



 Ainda podemos consultar as condições de tempo em alguns outros sites:

A ANAC publicou um folder recentemente contendo as principais recomendações para o bom planejamento de voo.







Quanto as condições Meteorológicas temos: 

Fonte: ANAC


O planejamento de qualquer voo compreende, dentre outros, o estudo minucioso das condições meteorológicas do local de origem, da rota, do local de destino e do local de alternativa.

Portanto consulte:

- METAR localidade decolagem e destino
- TAF localidade decolagem e destino

  • Verificar condições de vento, visibilidade, tempo presente, nuvens, teto, temperaturas e precipitações.
  • Verificar os mínimos VFR e IFR das localidades

- SIGMET

  • Verificar as condições Meteorológicas da rota como turbulências, formação de gelo, nevoeiros, chuvas fortes

- AIRMET

  • Verificar as condições Meteorológicas da rota em níveis baixos

- AVISO DE AERODROMO

  • Verificar ocorrências de ventos fortes na superfície, windshear.

- CARTAS SIGWX PROG

  • Verificar as condições Meteorológicas da rota como turbulências, formação de gelo, nevoeiros, chuvas fortes

- CARTAS WIND ALOFT PROG

  • Verificar o nível de ventos mais favoráveis a rota.

- RADAR

  • Verificar ocorrências de precipitações e trovoadas nos aeródromos e em rota.

- IMAGEM DE SATÉLITES

  • Verificar ocorrências de sistemas frontais, trovoadas, etc.


Os relatórios de investigação do SIPAER determinam como principais fatores que influenciam o mau planejamento de voo como:
  • Autoconfiança 
  • Indisponibilidade da informação meteorológica 
  • Erro de interpretação 
  • Pressões externas 




Panorama dos acidentes ou incidentes aeronáuticos devido Condições Meteorológicas Adversas nos últimos 10 anos conforme Painel Sipaer.


Fonte: Painel Sipaer
São 104 ocorrências divididas em 84 acidentes e 19 incidentes graves e 1 incidente devido as Condições Meteorológicas Adversas.
Fonte: Painel Sipaer


Temos que ficar atentos as possíveis mudanças de tempo relativo a degradação do teto e visibilidade. Por isso devemos avaliar as condições de vento, temperatura, umidade e pressão atmosférica.

- Verificar a possível chegada de um sistema frontal (observe pressão e ventos).
- Acompanhar a evolução da altura das nuvens (observe temperatura e umidade).




DESORIENTAÇÃO ESPACIAL (CFIT)
CFIT é o acidente aeronáutico que ocorre quando uma aeronave, mesmo tendo seus equipamentos e sistemas funcionando bem e estando sob o controle de um piloto, colide com o solo, água ou obstáculo. Entre os Fatores Contribuintes estão voar em Condições Meteorológicas Adversas.





Fonte: Youtube - Norte Verdadeiro



FERRAMENTA IMPORTANTE
Existe uma ferramenta para facilitar o acesso a maioria dessas informações meteorológicas no site da REDEMET chamado AUTOATENDIMENTO.

- Veja como acessar o Autoatendimento Meteorológico no 
site REDEMET, clique no link →→→ AUTOATENDIMENTO 


- Verifique também outros acessos na REDEMET, clique no link →→→ REDEMET