O planejamento Meteorológico consiste no estudo das condições meteorológicas das localidades de decolagem, rota e pouso, incluindo as alternativas.
Para isso devemos consultar sites oficiais de Meteorologia Aeronáutica através dos diversos produtos como códigos (METAR, TAF, SIGMET, AIRMET, AVISO DE AERODROMO, AVISO DE CORTANTE DE VENTO), Cartas de previsão (SIGWX PROG, WIND ALOFT PROG) e Imagens de Satélites para termos uma visão geral das condições de tempo durante o voo.
Podemos
acrescentar informações de Imagens de Satélites em sites oficiais de Meteorologia como:
Ainda podemos consultar as condições de tempo em alguns outros sites:
A ANAC publicou um folder recentemente contendo as principais recomendações para o bom planejamento de voo.
Quanto as condições Meteorológicas temos:
Fonte: ANAC
O planejamento de qualquer voo compreende, dentre outros, o estudo minucioso das condições meteorológicas do local de origem, da rota, do local de destino e do local de alternativa.
Portanto consulte:
- METAR localidade decolagem e destino
- TAF localidade decolagem e destino
- SIGMET
- AIRMET
- AVISO DE AERODROMO
- CARTAS SIGWX PROG
- CARTAS WIND ALOFT PROG
- RADAR
- IMAGEM DE SATÉLITES
Panorama dos acidentes ou incidentes aeronáuticos devido Condições Meteorológicas Adversas nos últimos 10 anos conforme Painel Sipaer.
São 104 ocorrências divididas em 84 acidentes e 19 incidentes graves e 1 incidente devido as Condições Meteorológicas Adversas.
Temos que ficar atentos as possíveis mudanças de tempo relativo a degradação do teto e visibilidade. Por isso devemos avaliar as condições de vento, temperatura, umidade e pressão atmosférica.
- Verificar a possível chegada de um sistema frontal (observe pressão e ventos).
- Acompanhar a evolução da altura das nuvens (observe temperatura e umidade).
DESORIENTAÇÃO ESPACIAL (CFIT)
O CFIT é o acidente aeronáutico que ocorre quando uma aeronave, mesmo tendo seus equipamentos e sistemas funcionando bem e estando sob o controle de um piloto, colide com o solo, água ou obstáculo. Entre os Fatores Contribuintes estão voar em Condições Meteorológicas Adversas.
FERRAMENTA IMPORTANTE
Existe uma ferramenta para facilitar o acesso a maioria dessas informações meteorológicas no site da REDEMET chamado AUTOATENDIMENTO.
- Veja como acessar o Autoatendimento Meteorológico no
site REDEMET, clique no link →→→ AUTOATENDIMENTO
- Verifique também outros acessos na REDEMET, clique no link →→→ REDEMET
Portanto consulte:
- METAR localidade decolagem e destino
- TAF localidade decolagem e destino
- Verificar condições de vento, visibilidade, tempo presente, nuvens, teto, temperaturas e precipitações.
- Verificar os mínimos VFR e IFR das localidades
- SIGMET
- Verificar as condições Meteorológicas da rota como turbulências, formação de gelo, nevoeiros, chuvas fortes
- AIRMET
- Verificar as condições Meteorológicas da rota em níveis baixos
- AVISO DE AERODROMO
- Verificar ocorrências de ventos fortes na superfície, windshear.
- CARTAS SIGWX PROG
- Verificar as condições Meteorológicas da rota como turbulências, formação de gelo, nevoeiros, chuvas fortes
- CARTAS WIND ALOFT PROG
- Verificar o nível de ventos mais favoráveis a rota.
- RADAR
- Verificar ocorrências de precipitações e trovoadas nos aeródromos e em rota.
- IMAGEM DE SATÉLITES
- Verificar ocorrências de sistemas frontais, trovoadas, etc.
Os relatórios de investigação do SIPAER determinam como principais fatores que influenciam o mau planejamento de voo como:
- Autoconfiança
- Indisponibilidade da informação meteorológica
- Erro de interpretação
- Pressões externas
Panorama dos acidentes ou incidentes aeronáuticos devido Condições Meteorológicas Adversas nos últimos 10 anos conforme Painel Sipaer.
Fonte: Painel Sipaer |
Fonte: Painel Sipaer |
- Verificar a possível chegada de um sistema frontal (observe pressão e ventos).
- Acompanhar a evolução da altura das nuvens (observe temperatura e umidade).
DESORIENTAÇÃO ESPACIAL (CFIT)
O CFIT é o acidente aeronáutico que ocorre quando uma aeronave, mesmo tendo seus equipamentos e sistemas funcionando bem e estando sob o controle de um piloto, colide com o solo, água ou obstáculo. Entre os Fatores Contribuintes estão voar em Condições Meteorológicas Adversas.
Fonte: Youtube - Norte Verdadeiro
FERRAMENTA IMPORTANTE
Existe uma ferramenta para facilitar o acesso a maioria dessas informações meteorológicas no site da REDEMET chamado AUTOATENDIMENTO.
- Veja como acessar o Autoatendimento Meteorológico no
site REDEMET, clique no link →→→ AUTOATENDIMENTO
- Verifique também outros acessos na REDEMET, clique no link →→→ REDEMET
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