segunda-feira, 31 de março de 2014

SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC CAPÍTULO 17 - FORMAÇÃO DE GELO



1) Os tipos de gelo que se forma sobre as aeronaves são:
a) escarcha, geada, saraiva 
b) gelo claro, escarcha, geada
c) saraiva, granizo, gelo claro 
d) escarcha, geada, cristais de gelo

2) Gelo claro ocorre com predominância entre as temperaturas:
a) 0ºC e –10ºC 
b) –10ºC e –20ºC 
c) –10ºC e –15ºC 
d) –15ºC e –20ºC

3) Tipo de gelo que se forma em aeronaves, de forma semelhante ao gelo formado nas paredes externas do evaporador do refrigerador, denomina-se:
a) geada 
b) saraiva  
c) escarcha 
d) gelo claro

4) Em condições excepcionais, gotículas de água em estado superesfriado, podem estar presentes na atmosfera, em temperaturas abaixo de:
a) –40ºC 
b) –30ºC 
c) –20ºC 
d) –10ºC

5) Gelo claro forma-se mais comumente com:
a) ar estável e nuvens cumuliformes 
b) ar estável e nuvens estratiformes
c) ar instável e nuvens cumuliformes 
d) ar instável e nuvens estratiformes

6) A formação de escarcha, dá-se mais comumente com:
a) ar instável, turbulência, nuvens estratiformes
b) ar instável, sem turbulência, nuvens cumuliformes
c) ar estável, sem turbulência, nuvens cumuliformes
d) ar estável, sem turbulência, nuvens estratiformes

7) A formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em Altostratus entre as temperaturas de 0° e menos 10ºCelsius é conhecida como:

a) geada 

b) gelo escarcha; 

c) gelo claro 

d) gelo 0°C.



­8) O tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da congelação relativamente lenta de grandes gotas super-resfriadas, denomina-se:
a) opaco; 
b) escarcha; 
c) amorfo; 
d) cristal.

9) Uma aeronave ao sobrevoar uma região com bastante nebulosidade estratificada e em temperatura negativa, poderá estar sujeita à formação de gelo do tipo:
a) claro; 
b) cristal;  
c) aderente
d) escarcha.

10) Uma aeronave sobrevoa uma região a 3.000 metros de altitude, onde a atmosfera encontra-se estável, com bastante umidade, sendo de 12° Celsius a temperatura ao nível do mar. Tal aeronave estará sujeita a:
a) turbulência; 
b) formação de gelo; 
c) rajadas de vento; 
d) grandes térmicas.

11) Dentre os tipos de gelo relacionados abaixo, indique aquele que se forma com a presença de micro-gotículas:
a) duro 
b) vidrado  
c) cristal 
d) granulado

12) Sob condições de nebulosidade convectiva, a faixa ideal para a formação de gelo claro, é de zero a menos:
a)10ºC 
b)15ºC 
c)20ºC 
d)25ºC

13) O tipo de gelo pesado e aderente que se forma sobre a aeronave, quando esta sobrevoa regiões com nebulosidade convectiva, denomina-se:
a)amorfo 
b)escarcha 
c)cristal 
d)geada

14) Na rota de uma aeronave o piloto observa a formação de cumulus congestus e temperatura externa de menos 8ºC, esta aeronave está sujeita a:
a)formação de gelo opaco 
b)formação de gelo escarcha
c)atmosfera estável 
d)formação de gelo claro

15) O tipo de gelo pesado e aderente que se forma sobre a aeronave, quando esta voa em regiões com nebulosidade convectiva, denomina-se:
a)amorfo 
b)escarcha 
c)cristal 
d)granulado

16) O gelo do tipo escarcha forma-se, mais comumente, em ar:
a)estável e nuvens cumuliformes 
b)estável e nuvens estratificadas
c)instável e nuvens cumuliformes 
d)instável e nuvens estratiformes

17) Dentre os tipos de gelo relacionados abaixo, indique aquele que se forma com a presença de micro-gotículas:
a)duro 
b)granulado  
c)cristal 
 d)vidrado

18) O tipo de gelo formado devido as grandes gotas de água super-resfriadas, com temperatura abaixo de zero graus Celsius, é identificada como:
a)opaco 
b)vidrado 
c)amorfo 
d)granulado

19) Uma aeronave sobrevoa uma região a 4.000 metros de altitude onde a atmosfera encontra-se estável e com bastante umidade, considerando o gradiente térmico padrão e sabendo-se que a temperatura ao nível do mar é de 12ºC positivos. Conclui-se que a aeronave está sujeita a:
a)turbulência 
b)rajadas de vento 
c)formação de gelo 
d)convectiva térmica

20) O gelo claro forma-se mais comumente, em ar:
a)estável, com nuvens estratiformes 
b)instável, com nuvens cumuliformes
c)estável, com nuvens cumuliformes 
d)instável, com nuvens estratiformes

21) Dentre as temperaturas em graus Celsius, relacionadas abaixo, a que mais propicia a formação de gelo em aeronave em vôo é a de:
a)00 
b)+5 
c)-5 
d)-10

22) Dá-se o depósito de gelo em uma aeronave em vôo quando ela penetra em:
a) ar supersaturado 
b) nuvens de cristais de gelo
c) nuvens de gotículas superfundidas 
d) precipitação em forma de granizo

23) Nas nuvens cumuliformes de grande desenvolvimento entre zero graus e dez graus negativos formam-se sobre a superfície da aeronave em gelo pesado e aderente do tipo:
a) escarcha 
b) opaco 
c) amorfo 
d) claro

24) O gelo que se forma sobre uma acft apresenta-se sob vários aspectos. O mais perigoso é o/a:
a) Geada 
b) Gelo de escarcha
c) Gelo opaco ou amorfo
d) Gelo claro ou cristal

25) O gelo do tipo claro forma-se mais comumente em ar:
a) estável e em nuvens estratiformes 
b) instável e em nuvens cumuliformes
c) estável e em nuvens cumuliformes 
d) instável e em nuvens estratiformes

26) Considerando que haja condições para formação de gelo escarcha em nuvens cumuliformes, a temperatura propicia para tal formação é de:
a) Menos 03ºC 
b) Menos 06ºC 
c) Menos 09ºC 
d) Menos 12°C

27) para evitar a formação de gelo sobre a aeronave, o piloto deverá voar:
a) fora de nuvens 
b) com temperaturas negativas
c) em locais com umidade elevada 
d) Sempre na troposfera

28) a formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em altostratus, entre as temperaturas de 0 graus Celsius e -10 graus Celsius, é conhecida como:
a) geada 
b) gelo escarcha 
c) gelo claro 
d) gelo cristal

29) uma acft ao sobrevoar uma região com bastante nebulosidade estratificada e em temperatura negativa poderá estar sujeita a formação de gelo do tipo:
a) claro 
b) cristal  
c) aderente 
d) escarcha

30) o tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da congelação relativamente lenta de grandes gotas super resfriadas, denomina-se:
a) opaco 
b) irregular 
c) escarcha 
d) translúcido

32) Primeiro sintoma de gelo na hélice de uma aeronave é:
a) o aumento da VI 
b) a redução da VI
c) a redução no RPM 
d) a queda na compressão

33)A formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em altostratus, entre as temperaturas de 0 e –40ºC, é conhecida como:
a)geada 
b)gelo escarcha 
c)gelo claro 
d)gelo cristal

34)O tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da congelação relativamente lenta de grandes gotas super resfriadas, denomina-se:
a)opaco 
b)escarcha 
c)claro 
d)translúcido

35)Gelo no carburador convencional de aeronaves, acarreta perda de:
a) potência 
b) velocidade  
c) sustentação 
d) tração efetiva


Aulas online - Vídeos com áudio, exercícios resolvidos, fórum e questões.


GABARITO


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
A
C
A
C
D
C
D
D
B
D
A
C
D
C
B
B
B
C
B
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35





D
A
D
D
B
D
A
C
D
D
B
C
B
C
A














































SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC CAPÍTULO 16 - TURBULÊNCIA


Simulado de Meteorologia para Piloto Privado e Comercial - Capítulo 16: Turbulência

Acesse agora 35 questões de múltipla escolha sobre nuvens, preparadas para testar e reforçar seus conhecimentos. O gabarito completo está disponível no final da página para facilitar a revisão.

Baixe, pratique e domine o conteúdo para arrasar na prova da ANAC. Não perca tempo, comece agora sua preparação e esteja pronto para o sucesso!

1) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal 
b) mecânica 
c) convectiva 
d) em ar claro

2) Turbulência convectiva:
a) ocorre mesmo sem existir nuvens cumulus
b) pode ser formada por uma aeronave em vôo
c) só ocorre quando há nuvens cumulus presentes
d) ocorre mais comumente nas tardes frias de inverno

3) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a) convectiva 
b) em ar claro
c) mecânica à superfície 
d) mecânica em montanhas

4) A fim de evitar a turbulência convectiva, o vôo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima 
b) abaixo 
c) no interior 
d) abaixo ou acima

5) Turbulência provocada por uma aeronave em vôo, é denominada:
a) esteira de turbulência 
b) turbulência mecânica em vôo
c) turbulência devida a cortante do vento 
d) todas as alternativas são corretas

6) Um volume de ar considerado estável quando apresenta, em relação ao ar circunvizinho:
a) menor temperatura 
 b) maior percentual de umidade
c) equilíbrio de pressão e temperatura 
d) equilíbrio de densidade e temperatura

7) Correntes convectivas formam-se em:
a) ar estável 
b) ar instável 
c) ar úmido 
d) ar saturado

8) Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massas de ar, denomina-se:
       a) frontal; 
       b) convectiva; 
       c) windshear; 
       d) de ar claro.

9) A turbulência por cortantes a baixa altura, provocada pela variação brusca da intensidade e/ou direção do vento próximo à superfície, denomina-se:
a) advectiva; 
b) convectiva  
c) CAT; 
d) windshear.

10) A CAT é mais comum e intensa no:
a) verão sobre o oceano; 
b) inverno sobre o oceano;
c) verão sobre o continente; 
d) inverno sobre o continente.

11) Com relações às turbulências orográficas, a porção mais perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a) barlavento e nas bases daquelas ondas; 
b) sotavento e nos topos daquelas ondas;
c) sotavento e nas bases daquelas ondas; 
d) barlavento e nos topos daquelas ondas;

12) A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como turbulência:
     a) térmicas 
b) orográfica; 
c) em ar claro 
d) de superfície.

13) O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, denomina-se:
a) cortante do vento: 
b) corrente dinâmica;
c) convectiva termal; 
d) esteira de turbulência.

14) Turbulência convectiva atinge o máximo de intensidade, quando:
a) o céu estiver claro
b) não estiver associada com trovoadas
c) o gradiente térmico for maior do que 1ºC/100m
d) o gradiente térmico se aproximar do gradiente auto-convectivo

15) As turbulências dinâmicas, provocadas pelo deslocamento de massas de ar, denominam-se turbulência:
a)frontal 
b)convectiva 
c)Windshear 
d)de ar claro

16) A turbulência convectiva é mais intensa:
a)à tarde, no verão e sobre o oceano 
b)sobre cidades, à noite e no inverno
c)no interior das nuvens cumulonimbus 
d)no interior das nuvens estratificadas

17)Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massa de ar, denomina-se:
a)frontal 
b)convectiva 
c)Windshear 
d)de ar claro

18)Turbulência convectiva ocorre mais comumente:
a) em terra, durante o dia, no verão 
b) em terra, durante a noite, no verão
c) sobre o mar, durante o dia, no verão 
d) sobre o mar, durante a noite, no verão

19)Turbulência mais intensa será encontrada por um piloto ao penetrar:
a) NS 
b) CS 
c) AC 
d) CB

20)Com relação às turbulências orográficas, a porção mais perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a)barlavento e na base da onda 
b)sotavento e no topo da onda
c)sotavento e na base da onda 
d)barlavento e no topo da onda

21)A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como turbulência:
a) térmica 
b)orográfica  
c)de ar claro 
d)de superfície

22)O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, provoca:
a)cortante do vento 
b)corrente dinâmica
c)convectiva termal 
d)esteira de turbulência

23)A abreviatura CAT, em meteorologia, significa:
a)nível de transição 
b)altitude de transição
c)turbulência em ar claro 
d)confluência intertropical

24) Turbulência orográfica ocorre mais intensa e irregular:
a) a sotavento das montanhas 
b) a barlavento das montanhas
c) no topo do vento de superfície 
d) indiferente

25) Turbulência sobre montanhas ou ondas orográficas pode ser denunciada por nuvens:
a) lenticulares 
b) stratus 
c) stratiformes 
d) altostratus

26)As ondas estacionárias ou orográficas, indicam turbulência do tipo:
a)frontal 
b)térmica 
 c)dinâmica 
d)mecânica

27)A agitação das moléculas do ar muitas vezes provoca um vôo desconfortável alternando a altitude do avião, comprometendo assim sua sustentação. Este fenômeno é conhecido como:
a)brisa 
b)turbulência
c)corrente advectiva 
d)linha de estabilidade

28)Entre os locais apresentados abaixo, indique aquele sobre, o qual a turbulência ocorre com maior intensidade:
a)Imensa região arenosa 
b)extensa região vegetação
c)superfície liquida sob o sol a pino 
d)região montanhosa com vento forte

29)Quando se observa à presença de nuvem lenticular, pode-se afirmar que há:
a)sistema frontal frio 
b)turbulência orográfica
c)excelentes condições de vôo 
d)cumulonimbus nas vizinhanças

30) O fenômeno formado pelo atrito entre ventos fortes superpostos que fluem com direções e/ou velocidades diferentes denomina-se:
a)anticiclone polar  
b)turbulência
c)anticiclone tropical 
d)turbulência dinâmica

31) A turbulência que ocorre com maior freqüência no verão e que é identificada pela presença de nuvens cumuliformes, denomina-se:
a)de solo 
b)mecânica 
c)convectiva 
d)de céu claro

32) Quando uma aeronave sobrevoa uma região montanhosa, sem nebulosidade e encontra turbulência. Pode-se afirmar que o fenômeno encontrado é de origem:
a)térmica 
b)frontal 
c)dinâmica 
d)mecânica

33) Quando se observa à presença de nuvens em formas amendoadas, lenticulares, pode-se afirmar que há presença de:
a)sistema frontal frio 
b)turbulência orográfica
c)excelentes condições de vôo 
d)cumulonimbus nas vizinhanças

34) A turbulência que geralmente, aparece no verão, sobre os continentes e com a presença de nuvens cumulus, denomina-se:
a)frontal 
b)térmica  
c)dinâmica 
d)orográfica

35) Turbulência fora das nuvens é verificada pela presença de:
a) ar neutro 
b) ar estável 
c) altocumulus 
d) altostratus


Aulas online - Vídeos com áudio, exercícios resolvidos, fórum e questões.




 GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

B

C

D

A

B

D

B

A

D

D

B

C

D

D

A

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

C

A

A

D

B

C

D

C

A

A

D

B

D

B

B

31

32

33

34

35

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

C

D

B

B

C