quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

SOLICITAÇÃO CÓDIGO ANAC - AGENDAMENTO CMA

Para iniciar o processo do curso de PP ou CMS o aluno deve realizar o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) para limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde.

Para quem não tem Código ANAC: antes de comparecer ao exame no dia agendado, o candidato deve gerar um Código ANAC emitido automaticamente, mediante o fornecimento de dados pessoais no portal da ANAC.


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LINK: SOLICITAÇÃO CÓDIGO ANAC



  • CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto de tripulação múltipla.
  • CMA de 2ª classe: piloto privado com habilitação IFR, piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre.
  • CMA de 4ª classe: piloto aero desportivo e piloto de planador.
  • CMA de 5ª classe: piloto remoto de aeronave remotamente pilotada


Para quem já tem um Código ANAC: basta apresentar-se com documento de identificação oficial com foto, válido em todo território nacional, observando a necessidade de agendamento anterior e atribuição do examinador (se autorizado a realizar 1ª, 2ª , 4ª e/ou 5ª classes). Não há necessidade de gerar outro código.


Validade CMA de acordo com o RBAC 67


Tabela válida a partir de 01/04/2020

* Para PLA/PC acima de 40 anos de idade que operam em transporte aéreo público de passageiros com apenas um piloto, a validade será de 6 meses.

 

Observação:  Nas revalidações, se o exame de saúde pericial for concluído nos últimos 45 dias antes da expiração, a nova validade deve contar a partir dessa data de expiração.

As validades poderão ser diferenciadas de acordo com critérios médicos.



LINK GERAÇÃO GRU ANAC - CURSOS PILOTOS e CMS



Link para geração de GRU no site da ANAC para inscrição no Exame de Conhecimento Teórico nas Licenças ou Habilitações. 

Código 5118 - Serve para os cursos de Piloto Privado Avião (PPAV), Piloto Privado Helicóptero (PPH) e Comissários de Voo (CMS).


Valor por matéria: R$ 68,21


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GRU - PPAV, PPH e CMS



Link para geração de GRU no site da ANAC para inscrição no Exame de Conhecimento Teórico nas Licenças ou Habilitações. 

Código 5119 - Serve para os cursos de Piloto Comercial Avião (PCAV), Piloto Comercial Helicóptero (PCH),  Piloto Linha Aérea (PLA), Instrutor de Voo e IFR.


Valor por matéria: R$ 68,21


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GRU - PCAV, PCH, PLA, INVA, IFR


Link para geração de GRU no site da ANAC para inscrição no Exame de Conhecimento Teórico nas Licenças ou Habilitações. 

Código 5122 - Inscrição para exame de Segunda Época


Valor por matéria: R$ 68,21


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GRU - 2 EPOCA



FONTE: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/pesquisar-as-tfac-e-gerar-gru 

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

PP Correção Teste MET CAP 11 a 18 - FLY COMPANY - 30 NOV 20

                                                  Fonte: Canal Youtube - Marcos Baptista  


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sexta-feira, 16 de outubro de 2020

CORREÇÃO PROVA 01 - CAPÍTULOS 1/11 - FLY COMPANY

PROVA 01 - CAPÍTULOS 1/11 - FLY COMPANY - 16/10/20


TURMA 68C

Fonte: Canal Youtube - Marcos Baptista  


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domingo, 26 de abril de 2020

SITES DE METEOROLOGIA


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Abaixo alguns dos principais sites de Meteorologia:



- REDEMET









INMET








EARTH





WUNDERGROUND







AVIATION WEATHER






IPMET









ELAT






CPTEC





SIGMA CPTEC






SKYVECTOR






RAIOS ONLINE






CLIMA AO VIVO






ALLMETSAT






CGNA








WINDY






SIMEPAR







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quinta-feira, 23 de abril de 2020

SERVIÇO METEOROLÓGICO VOLMET


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FINALIDADE:
VOLMET (francês origem vol (voo) e Météo (boletim meteorológico)), ou informações meteorológicas para a aeronave em voo. 
Serviço VOLMET visa prestar apoio meteorológico as aeronaves em voo via fonia. 
O serviço VOLMET no Brasil será prestado pelo CMI (Centro Meteorológico Integrado). 
O Serviço VOLMET em todo o Espaço Aéreo Brasileiro é operado H24.

As transmissões VOLMET são transmissões de rádio terra-ar de relatórios meteorológicos e
previsões feitas nas bandas de alta frequência (HF) e frequência muito alta (VHF). Esses
as transmissões são transmitidas em linguagem simples e fornecem os últimos boletins meteorológicos e previsões.. 


Não confundir com o serviço ATIS (Automatic Terminal Information Service) 
que constitui numa gravação das condições para pouso ou decolagem de um determinado aeródromo.

O Automatic Terminal Information Service (ATIS) é uma transmissão contínua de
tempo do aeródromo e outras informações do aeródromo.
O objetivo do ATIS é melhorar a eficácia do controlador e reduzir o congestionamento em
solo ocupado, torre e frequências de aproximação, transmitindo automaticamente em uma
frequência de rádio VHF.


SERVIÇOS PRESTADOS: 
Serão fornecidos mensagens atualizadas das condições meteorológicas de aeródromo e também da rota através dos seguintes códigos:

- METAR / SPECI
- TAF
- SIGMET
- AIRMET
- AVISO DE AERÓDROMO

E finalmente as Condições Meteorológicas em rota (previstas e/ou observadas) quando solicitadas.


FRASEOLOGIA
O serviço poderá ser prestado nas línguas português ou inglês.




INDICATIVO DE CHAMADA VOLMET


  • FIR BRASÍLIA       - METEORO BRASÍLIA
  • FIR CURITIBA       - METEORO CURITIBA
  • FIR RECIFE           - METEORO RECIFE
  • FIR AMAZÔNICA  - METEORO AMAZÔNICO



FREQUÊNCIAS FIR BRASÍLIA - SBBS

  • 132.150 MHz SETORES 9, 10
  • 132.250 MHz SETORES 4, 7, 11, 12, 13, 14, 15 e 16.
  • 132.400 MHz SETORES 4, 14, 15 e 16
  • 132.550 MHz SETORES 8
  • 132.600 MHz SETORES 1, 2, 3, 4, 5, 6


FREQUÊNCIAS FIR CURITIBA - SBCW
  • 132.050 MHz SETORES 1, 2, 3, 4, 5
  • 132.450 MHz SETORES 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12.

FREQUÊNCIAS FIR RECIFE - SBRE
  • 123.950 MHz SETORES NORTE
  • 124.900 MHz SETORES SUL
  • 132.525 MHz SETORES 14 e 15.

FREQUÊNCIAS FIR AMAZÔNICA - SBAZ
  • 132.050 MHz SETORES 6, 7 e 8
  • 132.100 MHz SETORES 3 e 4
  • 132.150 MHz SETORES 13 e 14
  • 132.250 MHz SETORES 9
  • 132.300 MHz SETORES 11 e 12
  • 132.350 MHz SETORES 15
  • 132.400 MHz SETORES 10
  • 132.500 MHz SETORES 1, 2 e 5


FONTE: ICA 105-17







Fonte: Aeroclube de Jundiaí

Abaixo exemplo de ATIS 





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quarta-feira, 22 de abril de 2020

IMAGEM DE SATÉLITES - GOES 16


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Os satélites geoestacionários da NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) atualmente pertence à família GOES 16. Esses satélites estão a uma órbita aproximada de 31.000 Km da Terra com velocidade proporcional ao movimento de rotação.

GOES 16 é o satélite mais avançado em tecnologia na atualidade. Possui 16 canais com frequência temporal de 10 minutos (uma imagem a cada 10 minutos) e enorme resolução e capacidade de observação de diversos fenômenos como por exemplo: massas de ar, nuvens, visibilidade, nevoeiros, raios, furacões, etc.

Essa nova geração de satélite permite uma excelente resolução

Canal 1 – Visível (0,47 mícrons)
Canal 2 – Visível (0,64 mícrons)
Canal 3 - Infravermelho próximo (0,86 mícrons)
Canal 4 - Infravermelho próximo (1,37 mícrons)
Canal 5 – Infravermelho próximo (1,60 mícrons)
Canal 6 - Infravermelho próximo (2,20 mícrons)
Canal 7 – Infravermelho ondas curtas Colorido (3,90 mícrons)
Canal 8 – Vapor de água ondas médias colorido (6,20 mícrons)
Canal 9 - Vapor de água ondas médias colorido (6,90 mícrons)
Canal 10 - Vapor de água ondas médias colorido (7,30 mícrons)
Canal 11 - Infravermelho Termal ondas longas (8,40 mícrons)
Canal 12 - Infravermelho Termal ondas longas (9,60 mícrons)
Canal 13 - Infravermelho Termal ondas longas (10,35 mícrons)
Canal 14 - Infravermelho Termal ondas longas (11,2 mícrons)
Canal 15 - Infravermelho Termal ondas longas (12,3 mícrons)
Canal 16 - Infravermelho Termal ondas longas (13,3 mícrons)


Tipos de Imagens:

Visível: 
Esse tipo de imagem capta o albedo (reflexão luz solar) das nuvens, por isso disponível apenas durante o dia. Tons claros representam área de alto albedo e tons mais escuros representam áreas de baixo albedo. A refletividade está relacionada com a profundidade da nuvem, distribuição e tamanho das gotas, composição (gotas de água ou gelo) e conteúdo de água líquida.
Fonte: CPTEC


Infravermelho:
Esse tipo de imagem capta a temperatura no topo das nuvens. As imagens de satélite infravermelhas são relacionadas à temperatura do brilho. 

Fonte: CPTEC


Vapor de água: 
Esse tipo de imagem capta vapor de água nas nuvens. As cores mais escuras indicariam um ar mais seco quando mais brilhante e mais branco, maior a umidade no ar.

Fonte: CPTEC







Link de acesso imagens site →→→→ INMET


Link de acesso imagens site →→→→ CPTEC


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