segunda-feira, 31 de março de 2014

SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC CAPÍTULO 16 - TURBULÊNCIA


Simulado de Meteorologia para Piloto Privado e Comercial - Capítulo 16: Turbulência

Acesse agora 35 questões de múltipla escolha sobre nuvens, preparadas para testar e reforçar seus conhecimentos. O gabarito completo está disponível no final da página para facilitar a revisão.

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1) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal 
b) mecânica 
c) convectiva 
d) em ar claro

2) Turbulência convectiva:
a) ocorre mesmo sem existir nuvens cumulus
b) pode ser formada por uma aeronave em vôo
c) só ocorre quando há nuvens cumulus presentes
d) ocorre mais comumente nas tardes frias de inverno

3) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a) convectiva 
b) em ar claro
c) mecânica à superfície 
d) mecânica em montanhas

4) A fim de evitar a turbulência convectiva, o vôo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima 
b) abaixo 
c) no interior 
d) abaixo ou acima

5) Turbulência provocada por uma aeronave em vôo, é denominada:
a) esteira de turbulência 
b) turbulência mecânica em vôo
c) turbulência devida a cortante do vento 
d) todas as alternativas são corretas

6) Um volume de ar considerado estável quando apresenta, em relação ao ar circunvizinho:
a) menor temperatura 
 b) maior percentual de umidade
c) equilíbrio de pressão e temperatura 
d) equilíbrio de densidade e temperatura

7) Correntes convectivas formam-se em:
a) ar estável 
b) ar instável 
c) ar úmido 
d) ar saturado

8) Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massas de ar, denomina-se:
       a) frontal; 
       b) convectiva; 
       c) windshear; 
       d) de ar claro.

9) A turbulência por cortantes a baixa altura, provocada pela variação brusca da intensidade e/ou direção do vento próximo à superfície, denomina-se:
a) advectiva; 
b) convectiva  
c) CAT; 
d) windshear.

10) A CAT é mais comum e intensa no:
a) verão sobre o oceano; 
b) inverno sobre o oceano;
c) verão sobre o continente; 
d) inverno sobre o continente.

11) Com relações às turbulências orográficas, a porção mais perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a) barlavento e nas bases daquelas ondas; 
b) sotavento e nos topos daquelas ondas;
c) sotavento e nas bases daquelas ondas; 
d) barlavento e nos topos daquelas ondas;

12) A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como turbulência:
     a) térmicas 
b) orográfica; 
c) em ar claro 
d) de superfície.

13) O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, denomina-se:
a) cortante do vento: 
b) corrente dinâmica;
c) convectiva termal; 
d) esteira de turbulência.

14) Turbulência convectiva atinge o máximo de intensidade, quando:
a) o céu estiver claro
b) não estiver associada com trovoadas
c) o gradiente térmico for maior do que 1ºC/100m
d) o gradiente térmico se aproximar do gradiente auto-convectivo

15) As turbulências dinâmicas, provocadas pelo deslocamento de massas de ar, denominam-se turbulência:
a)frontal 
b)convectiva 
c)Windshear 
d)de ar claro

16) A turbulência convectiva é mais intensa:
a)à tarde, no verão e sobre o oceano 
b)sobre cidades, à noite e no inverno
c)no interior das nuvens cumulonimbus 
d)no interior das nuvens estratificadas

17)Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massa de ar, denomina-se:
a)frontal 
b)convectiva 
c)Windshear 
d)de ar claro

18)Turbulência convectiva ocorre mais comumente:
a) em terra, durante o dia, no verão 
b) em terra, durante a noite, no verão
c) sobre o mar, durante o dia, no verão 
d) sobre o mar, durante a noite, no verão

19)Turbulência mais intensa será encontrada por um piloto ao penetrar:
a) NS 
b) CS 
c) AC 
d) CB

20)Com relação às turbulências orográficas, a porção mais perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a)barlavento e na base da onda 
b)sotavento e no topo da onda
c)sotavento e na base da onda 
d)barlavento e no topo da onda

21)A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como turbulência:
a) térmica 
b)orográfica  
c)de ar claro 
d)de superfície

22)O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, provoca:
a)cortante do vento 
b)corrente dinâmica
c)convectiva termal 
d)esteira de turbulência

23)A abreviatura CAT, em meteorologia, significa:
a)nível de transição 
b)altitude de transição
c)turbulência em ar claro 
d)confluência intertropical

24) Turbulência orográfica ocorre mais intensa e irregular:
a) a sotavento das montanhas 
b) a barlavento das montanhas
c) no topo do vento de superfície 
d) indiferente

25) Turbulência sobre montanhas ou ondas orográficas pode ser denunciada por nuvens:
a) lenticulares 
b) stratus 
c) stratiformes 
d) altostratus

26)As ondas estacionárias ou orográficas, indicam turbulência do tipo:
a)frontal 
b)térmica 
 c)dinâmica 
d)mecânica

27)A agitação das moléculas do ar muitas vezes provoca um vôo desconfortável alternando a altitude do avião, comprometendo assim sua sustentação. Este fenômeno é conhecido como:
a)brisa 
b)turbulência
c)corrente advectiva 
d)linha de estabilidade

28)Entre os locais apresentados abaixo, indique aquele sobre, o qual a turbulência ocorre com maior intensidade:
a)Imensa região arenosa 
b)extensa região vegetação
c)superfície liquida sob o sol a pino 
d)região montanhosa com vento forte

29)Quando se observa à presença de nuvem lenticular, pode-se afirmar que há:
a)sistema frontal frio 
b)turbulência orográfica
c)excelentes condições de vôo 
d)cumulonimbus nas vizinhanças

30) O fenômeno formado pelo atrito entre ventos fortes superpostos que fluem com direções e/ou velocidades diferentes denomina-se:
a)anticiclone polar  
b)turbulência
c)anticiclone tropical 
d)turbulência dinâmica

31) A turbulência que ocorre com maior freqüência no verão e que é identificada pela presença de nuvens cumuliformes, denomina-se:
a)de solo 
b)mecânica 
c)convectiva 
d)de céu claro

32) Quando uma aeronave sobrevoa uma região montanhosa, sem nebulosidade e encontra turbulência. Pode-se afirmar que o fenômeno encontrado é de origem:
a)térmica 
b)frontal 
c)dinâmica 
d)mecânica

33) Quando se observa à presença de nuvens em formas amendoadas, lenticulares, pode-se afirmar que há presença de:
a)sistema frontal frio 
b)turbulência orográfica
c)excelentes condições de vôo 
d)cumulonimbus nas vizinhanças

34) A turbulência que geralmente, aparece no verão, sobre os continentes e com a presença de nuvens cumulus, denomina-se:
a)frontal 
b)térmica  
c)dinâmica 
d)orográfica

35) Turbulência fora das nuvens é verificada pela presença de:
a) ar neutro 
b) ar estável 
c) altocumulus 
d) altostratus


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SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC CAPÍTULO 15 - FRENTES



1) Ar frio deslocando-se sobre superfícies mais aquecidas, da origem a:
a) céu claro 
b) visibilidade boa
c) nebulosidade cumuliforme 
d) nebulosidade estratiforme

2) Quando duas massas de ar com características diferentes se encontram, ocorre:
a) a mistura entre ambas
b) uma superfície de descontinuidade entre ambas
c) uma paralisação no desenvolvimento das massas
d) o retorno das massas de ar para suas regiões de origem

3) Quando uma massa de ar polar avança sobre uma massa de ar tropical, temos uma:
a) frente fria 
b) frente quente 
c) frente oclusa 
d) frente estacionária

4) As frentes frias ou quentes:
a) são impulsionadas por sistemas de baixas pressões
b) não tem relação com pressões e sim com temperaturas
c) são sistemas alongados de altas pressões entre dois sistemas de baixas pressões.
d) são sistemas alongados de baixas pressões entre dois sistemas de altas pressões

5) Em uma frente fria:
a) o ar frio eleva-se sobre o ar quente
b) o ar frio penetra por baixo do ar quente
c) a inclinação é menor do que numa frente quente
d) a inclinação é no mesmo sentido do deslocamento

6) Uma frente fria que avança, apresenta:
a) pressões altas no setor frontal 
b) nebulosidade alta à vanguarda da frente
c) temperaturas aItas no setor pós-frontal 
d) temperaturas baixas no setor pré-frontal

7) Ao avanço de uma frente fria. sempre se opõe:
a) uma massa de ar frio 
b) um centro de alta pressão
c) um centro de baixa pressão 
d) uma linha de instabilidade

8) Na pré-frontal de uma frente fria ocorre:
a) aumento de temperatura e de pressão
b) decréscimo de temperatura e de pressão
c) aumento de pressão e decréscimo de temperatura
d) decréscimo de pressão e aumento de temperatura

9) No hemisfério sul, as frentes frias deslocam-se de:
a) S para N 
b) NW para SE 
c) SW para NE 
d) SE pare NW

10) Quando os ventos pré-frontais e pós-frontais de uma frente fria se equilibram:
a) a frente tende a estacionar 
b) caracterizam a frontogênese
c) ocorrerá precipitação intensa 
d) a frente aumentará sua velocidade de avanço

11) Uma frente fria torna-se estacionária em virtude de:
a) o ar polar derivar para o oceano
b) o ar tropical estabelecer equilíbrio com o ar polar
c) o ar polar torna-se mais intenso do que o ar tropical
d) o ar tropical torna-se mais intenso do que o ar polar

12) Quando o ar tropical que se opõe ao avanço da frente fria torna-se mais intenso do que o ar polar:
a) haverá uma oclusão
b) a frente fria se dissipará
c) a frente fria derivará para o oceano
d) a frente fria recuará para o pólo, sob a forma de frente quente

13) Em princípio o aumento da temperatura, numa região sob a influência de uma massa de ar tropical, Determina a aproximação de um/uma:
a) frente quente; 
b) massa de ar polar;
c) confluência tropical; 
d) nevoeiro pré-frontal.

14) Os sistemas frontais frios de grande intensidade normalmente são acompanhados de forte instabilidade podendo ocasionar:
a) inversões de temperatura; 
b) nevoeiros pré-frontais;
c) trovoadas dinâmicas; 
d) ondas estacionárias.

15) Uma frente quente se aproxima de um determinado aeródromo; ao fazer um pouso uma aeronave poderá encontrar:
a) nevoeiro frontal; 
b) linha de instabilidade;
c) turbulência mecânica; 
d) ciclones termais.

16) Em uma determinada região há uma massa de ar polar. Se formar um sistema anticiclônico impul­sionando-a na direção de uma massa de ar tropical, teremos a formação de um/uma:
a) frente fria; 
b) sistema frontal quente;
c) oclusão; 
d) nevoeiro pré-frontal.

17) Frente em formação denomina-se:
a) frente fria; 
b) frontogênese; 
c) frontólise; 
d) oclusão.

18) Das alternativas abaixo, a que está associada ao sistema frontal quente é aquela em que:
a) nunca há formação de nebulosidade cumuliforme;
b) o vento pré-frontal possui direção noroeste;
c) também haverá formação de CB;
d) a precipitação ocorre predominantemente em caráter de pancadas.

19) uma massa de ar tropical marítima ao deslocar-se sobre uma superfície bastante resfriada poderá determinar a ocorrência de:
a) pancadas de chuva; 
b) nuvens cumuliformes;
c) instabilidade atmosférica; 
d) névoas restringindo a visibilidade.

20) Os sistemas frontais ocorrem normalmente entre:
a) um cavado e uma alta; 
b) um cavado e uma baixa;
c) dois sistemas de alta; 
d) dois sistemas de baixa;

21) Quando uma frente deixa de ter contato com o solo para elevar-se sobre a superfície de outra frente, temos a formação de uma:
a) frente oclusa; 
b) frontólise; 
c) frente quente; 
d) frontogênese.

22) Uma aeronave no hemisfério sul voando na direção de um sistema frontal frio, ao aproximar-se do sistema verificará:
a) fortes ventos de esquerda; 
b) queda brusca na temperatura;
c) aumento da instabilidade do ar; 
d) visibilidade restrita por nevoeiro.

23) Quando da aproximação de um sistema frontal frio no hemisfério sul, tem-se:
a) vento noroeste, pressão em declínio e temperatura em elevação;
b) vento sudoeste, pressão em elevação e temperatura em elevação;
c) nuvens Cirrus, pressão em elevação e vento noroeste;
d) nevoeiro pré-frontal, vento noroeste e pressão em declínio.

24) Em qualquer tipo de frente a rampa frontal sempre se inclina para o lado do ar:
a) mais frio; 
        b) mais quente; 
        c) menos denso; 
        d)menos instável

25) Após a passagem de uma frente fria em um determinado aeródromo. poderá ocorrer a seguinte condição de tempo:
a) visibilidade restrita; 
b) temperatura em ascensão;
c) instabilidade atmosférica; 
d) pressão em declínio.

26) Grandes volumes de ar, caracterizados pela estabilidade atmosférica e conseqüente formação de névoas e nevoeiros, denominam-se:
a) frente fria; 
b) ciclones tropicais;
c) massas de ar quente; 
d) sistema frontal ocluso.

27) A forte instabilidade e alto teor de umidade no ar, são os principais elementos para que haja a formação de:
a) nevoeiros; 
b) anticiclones;
c) trovoadas isoladas; 
d) nuvens estratificadas.

28) O sistema frontal que se movimenta com maior velocidade é o:
a) frio 
b) quente
c) ocluso quente 
d) semi-estacionário

29) Os sistemas frontais frios, no hemisfério norte, têm um deslocamento predominante de:
a)NE 
b)SE 
c)SW 
d)NW

30) As frentes frias em relação às frentes quentes são mais:
a)lentas e severas 
b)rápidas e suaves
c)rápidas e violentas 
d)lentas e violentas

31) A aproximação de um sistema frontal frio pode ser identificado por um (a):
a)queda da temperatura e da pressão
b)aumento da temperatura e da pressão
c)aumento da temperatura e queda de pressão
d)queda de temperatura e aumento da pressão

32) As nuvens associadas a uma frente quente, são tipicamente:
a)estratiformes 
b)instáveis 
c)cumuliformes 
d)cumulonimbus

33) A frente fria é conhecida na carta sinóptica por uma linha:
a)vermelha 
b)azul 
c)roxa 
d)preta

34) Após a passagem de uma frente fria, geralmente ocorre:
a)aumento de temperatura 
b)diminuição de temperatura
c)diminuição da precipitação 
d)aumento da precipitação

35) Uma frente em formação é conhecida como:
a)frontogênese 
b)frontólise 
c)oclusão 
d)linha de instabilidade




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