quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PC - CAPÍTULO 7 - ÁGUA E DENSIDADE ATMOSFÉRICA

7.1. Vapor-d’água na atmosfera 
A quantidade de vapor d’água na Atmosfera diminui com a altitude e com a latitude,

Estudo é denominado higrometria



A umidade é caracterizada pelo teor de vapor de água presente na atmosfera. 
A água está presente na: GASOSA (em suspensão no ar); LÍQUIDA (nuvens, nevoeiros, etc); e SÓLIDO (neve, granizo);

7.2 - Ciclo Hidrológico
Circulação contínua da água entre a hidrosfera e a atmosfera através da evaporação e seu retomo através das precipitações. 

- Volume de água existente é constante. 

A capacidade máxima do ar de conter água na forma gasosa é de 4% do volume desse ar, quando isso acontece, podemos dizer que o ar encontra – se SATURADO. 




7.3 - Processos de saturação:
a) Por acréscimo de vapor d' água.
b) Por resfriamento. 

7.3 - Temperatura do Ponto de Orvalho (PO)
Temperatura de saturação do ar por resfriamento, sob pressão constante.

INSTRUMENTO: PSICRÔMETRO

7.4 - Relação Temperatura do ar x Temperatura do Ponto de Orvalho
Quanto mais próximos os valores de temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho maior umidade relativa do ar e quanto mais distantes esses valores teremos menores valores de umidade relativa do ar. 


METAR SBCG 031900Z 09004KT CAVOK 23/22 Q1009 = AR ÚMIDO

METAR SBCG 042000Z 28010G20KT 9999 VCSH SCT035 FEW050TCU 31/20 Q1011= AR SECO

SPECI SBCG 171819Z 31005KT 9999 SCT004 FEW020TCU SCT100 21/21 Q1011= AR SATURADO

7.5 - Formas visíveis de água na atmosfera
As mudanças de estado físico dependem de dois fatores que são: temperatura e/ou pressão.


7.5.1 - Fusão
Passagem do estado sólido para o líquido por aumento de temperatura ou diminuição da pressão. Ex.: derretimento do gelo


7.5.2 - Solidificação
Passagem do estado líquido para o sólido por diminuição de temperatura ou aumento da pressão. Ex.: formação das geleiras


7.5.3 - Evaporação
Passagem do líquido para o gasoso de forma lenta que ocorre a qualquer temperatura e somente na superfície do líquido. 
Ex.: evaporação dos rios, lagos, mares, etc...

7.5.3 - Condensação ou liquefação
Passagem do estado gasoso para o líquido por diminuição de temperatura ou elevação da pressão.


7.5.3 - Sublimação
Passagem direta do estado gasoso para o sólido sem passar pelo líquido e vice-versa. Ex.: naftalina, gelo-seco, iodo, enxofre.


7.6 - Núcleos de condensação, núcleos higroscópicos ou aerossóis
São partículas sólidas em suspensão no ar, em torno das quais o vapor d'água condensa ou sublima.



7.7 - Teoria da Coalescência
Processo em que duas ou mais partículas ou gotículas fundem-se, formando apenas uma única gotícula (ou bolha).

Processos principal na formação de chuvas. 



EXERCÍCIOS

EXERCÍCIOS METEOROLOGIA PC - Capítulo 7 – UMIDADE ATMOSFÉRICA
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SIMULADO ONLINE – CAPÍTULO 7 – UMIDADE ATMOSFÉRICA
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PC - CAPÍTULO 6 - ALTIMETRIA


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6.1 Altímetro 

Barômetro aneroide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.

O altímetro possui um botão que permite selecionar na janela de ajustagem a pressão desejada para servir de referência. Após o ajuste o altímetro passará a indicar a distância da aeronave para este nível de referência.

6.2. Atmosfera Real x Atmosfera Fictícia
Comparação entre a atmosfera REAL e a atmosfera FICTÍCIA (ISA). 

Na atmosfera real do mar corresponde a altitude zero.

Na atmosfera ISA o AJUSTE QNE corresponde a altitude zero.


6.3 - ALTITUDES

6.3.1 - Altitude Absoluta ou altura (AA)
Distância vertical que separa um ponto no espaço a superfície do solo.


6.3.2 -  Elevação
Distância que separa um ponto na superfície ao nível do mar. 


6.3.3 -  Altitude Indicada (AI)
Distância vertical que separa um ponto no espaço do nível do mar.  (QNH)


6.3.4 -  Altitude de Pressão (AP)
Distância vertical que separa um ponto no espaço do nível padrão. (QNE)

6.3.5 -  Altitude Densidade (AD)
Quando o altímetro está ajustado para o QNH e se fez a correção do erro de temperatura.


6.3.6 -  Altitude Calibrada
Quando o altímetro esta ajustado para o QNH e se fez à correção do erro de natureza mecânica (de instalação ou instrumental). 

6.3.7 -  Altitude Verdadeira (AV)
Quando o altímetro está ajustado QNH. Correção de todos os erros (temperatura, pressão e instrumental)


6.4 AJUSTES ALTIMÉTRICOS
6.4.1 - Ajuste do Altímetro (QNH)
Fornece uma altitude relativa ao nível do mar (Atmosfera Real).

6.4.2 - Ajuste Padrão (QNE)
Fornece uma altitude relativa ao nível-padrão.

6.4.3 - Ajuste a Zero (QFE)
fornece uma altura relativa ao nível do aeródromo.

6.4.4 - Altitude De Transição
Altitude onde o piloto efetua a troca o ajuste do altímetro QNH para o ajuste padrão QNE.

6.4.5 - Nível De Transição
Nível de voo mais baixo disponível para efetuar a troca do Ajuste Padrão QNE para o QNH. 

6.5 - ERROS ALTIMÉTRICOS
O altímetro por ser um instrumento e por ter seu funcionamento dependente do fluxo de ar atmosférico, está sujeito a erros de duas naturezas:

6.5.1 - Mecânica: Podem ser de instalação e instrumental
6.5.2 – Meteorológica: 
Pressão e Temperatura

6.5.2.1 – Pressão
6.5.2.1.1 - Pressão Real = Pressão Padrão (QNH = QNE)
Neste caso, um altímetro ajustado padrão (QNE) coincide com o real (QNH).

AP = AI

6.5.2.1.2 -Pressão Real MAIOR Pressão Padrão  (QNH  ᐳ QNE)
Neste caso, um altímetro ajustado padrão, fornecerá uma altitude indicada (AI) MAIOR que a altitude pressão (AP); evidenciando um valor D +, pois há um erro de pressão PARA MAIS  e um erro de indicação PARA MENOS. Estará indicando Menos e voando Mais alto.


6.5.2.1.3 - Pressão Real MENOR Pressão Padrão (QNH ᐸ QNE)
Neste caso, um altímetro ajustado padrão, fornecerá uma AI menor que a AP, evidenciando um valor D -, pois há um erro de pressão PARA MENOS e um erro de indicação PARA MAIS. Estará indicando Mais e voando Menos.

EXERCÍCIOS
1) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude?


2) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa encontra-se na altitude?



6.5.2.1.4 - DICA
                             QNH  ᐳ QNE (+)
Erro de Indicação: (-) Sinal Contrário
Erro de Pressão: (+) Sinal Igual

                             QNH  QNE (-)
Erro de Indicação: (+) Sinal Contrário
Erro de Pressão: (-) Sinal Igual


6.5.3.1 - ERRO DE TEMPERATURA
Ocorre devido à diferença entre a temperatura real (TAT) e a temperatura padrão (ISA) para o nível considerado.

REGRA: Para cada 10ºC de diferença entre TAT e ISA haverá 4% de erro de altitude de pressão.

FÓRMULA: ET = 0,4 x FL x (TAT - ISA)

6.5.3.1.2 –Temperatura Real (TAT) = Temperatura Padrão (ISA)
Altímetro ajustado padrão, fornecerá uma altitude de densidade (AD) igual a AP, evidenciando um ar ambiente com a mesma densidade do ar padrão.

6.5.3.1.3 – TAT  ᐳ ISA
Estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.

Erros:
  • De Indicação altimétrica para menos
    • De Temperatura para mais TAT  ᐳ ISA
6.5.3.1.4 – TAT  ISA
Estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.

Erros:
De Indicação altimétrica para mais
De Temperatura para menos. TAT  ISA


6.6 - ERRO COMBINADO (ALTITUDE VERDADEIRA)
Temperatura e pressão afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
Calcula-se o erro de pressão

Calcula-se o erro de temperatura

Depois efetuamos a correção simultânea.

CRÍTICO
PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA BAIXA. 

Também pode ocorrer:
- Pressão Alta, Temperatura Extremamente Baixa
- Temperatura Alta, Pressão Extremamente Baixa

3) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará numa altitude verdadeira de:

FD = (QNH – QNE) x 30
FD = (1010 – 1013) x 30
FD = (-3) x 30
FD = - 90 FT


ET = 0,4 x 110 x (3 - (-7)
ET = 0,4 x 110 x (10)
ET = + 440 FT

AV = AP + FD (fator D) + ET ( Erro Temperatura)
AV = 11.000 + (-90 ) +  440 
AV = 11.350FT



4) Considerando-se FL120, temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa, teremos altitude verdadeira de:

FD = (QNH – QNE) x 30
FD = (1023 – 1013) x 30
FD = (10) x 30
FD = + 300 FT


ET = 0,4 x 120 x (-19 + 9)
ET = 0,4 x 120 x (-10)
ET = - 480 FT

AV = AP + FD (fator D) + ET ( Erro Temperatura)
AV =  12.000 + 300 + (-) 480 
AV = 11.820FT



Dica
TAT  ᐳ ISA (+)
Erro de Indicação: Menos (-) Sinal Contrário
Erro de Temperatura: Mais (+) Sinal Igual

 TAT  ISA (-)
Erro de Indicação: Mais (+) Sinal Contrário
Erro de Temperatura : Menos (-) Sinal Igual

6.7 - ALTITUDE DENSIDADE
A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do ar diminui.

Densidade do ar está diretamente ligada a variação da temperatura.

A cada 1ºC corresponde a uma variação de 100Ft. na altitude densidade.


FÓRMULA: AD = AP + 100 (TAT – ISA)

Os principais fatores que afetam a AD são: 
altitude, temperatura e umidade do ar. 

Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior AD.

EXEMPLOS
TEMPERATURA REAL MAIOR
AD = AP +100 (TAT – ISA)
AD = 5.000 + 100 (10 – 5)
AD = 5.000 + 500 = 5.500FT

TEMPERATURA REAL MENOR
AD = AP +100 (TAT – ISA)
AD = 5.000 + 100 (0 – 5)
AD = 5.000 - 500 = 4.500FT

5)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:



AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT


6) Uma aeronave prepara para decolar do aeroporto Santos Dumont. Calcule a altitude de densidade do local sabendo que a temperatura do ar no momento 37ºC



AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 0 + 100 x (37 – 15)
AD = 0 + 100 x (22)
AD = 0 + 2.200
AD = 2.200FT


7) Uma aeronave voando em nível de voo, estará com seu altímetro ajustado:
a)QNH
b)QNE
c)QFF
d)QFE


8) O anticiclone é uma área de Pressão:
a) Baixa
b) Nula
c) Alta
d) Constante


9) As pressões ao nível da pista ou da estação de um determinado AD é designado:
a)QNH
b)QFE
c)QFF
d)QNE

10) A distância vertical que separa uma superfície isobárica qualquer e o nível do mar são denominados:
a) nível
b) altura
c) isóbara
d) altitude


11) Sabendo-se que o nível padrão encontra-se a 150 pés acima do nível do mar, a pressão ao nível do mar será:
a) 1018,2 hPa
b) 1013,2 hPa
c) 1008,2 hPa
d) 1008,0 hPa

12) Uma aeronave sobrevoa São Paulo na altitude de 5.000 pés. Sabendo-se que a elevação do local é de 2.400 pés, conclui-se que a referida aeronave encontra-se na altura de:
a) 2.600pés;
b) 5.000 pés;
c) 7.400 pés;
d) 2.400 pés

13) Uma aeronave voando no FL060 na vertical de um ponto cujo QNH é de 1018,2 hPa tendo o seu altímetro ajustado padrão estará na realidade voando a:
a) 6.150 pés acima do nível do mar
b) 6.150 pés acima do nível padrão
c) 6.000 pés acima do nível do mar
d) 5.850 pés acima do nível padrão

14) Temperatura do ar maior do que a temperatura padrão acarreta:
a) altitude de densidade igual à altitude de pressão
b) densidade do ar maior que a densidade padrão
c) altitude de densidade maior do que a altitude de pressão
d) altitude de densidade menor do que a altitude de pressão


15) Quando um piloto de uma aeronave no FL075 verifica uma altitude de 6750 pés a pressão ao nível do mar é de:
a) 988 hPa
b) 1013 hPa
c) 1025 hPa
d) 1038 hPa


16) Um helicóptero no FL020 com QNH igual a 1027 hPa terá uma altitude de:
a) 1580 pés
b) 2000 pés
c) 2420 pés
d) 2860 pés


17) Uma aeronave no FL090, com temperatura de 07° Celsius positivos, sobrevoa uma região onde a pressão reduzida ao nível do mar é de 1002,2 hPa. Segundo as informações a referida aeronave estará voando na altitude:
a)verdadeira de 9.090 pés;
b)verdadeira de 9.000 pés;
c)pressão de 8.970 pés;
d)densidade de 10.000 pés.


18) Considerando: altitude-pressão de 6.000-pés, temperatura do ar de 08° Celsius positivos e QNH de 1006,2 hPa, A altitude verdadeira da aeronave, será de:
a)6.090 pés
b)5.670 pés;
c)5.910 pés;
d)6.330 pés.


19) Considerando-se: FL 120, temperatura do ar igual a 13° Celsius negativos e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa têm: 
a)altitude-pressão de 1.700 pés;
b)altitude indicada de 2.492 pés;
c)altitude-densidade de 12.400 pés;
d)altitude verdadeira de 12.108 pés


20) Uma aeronave no FL090 com temperatura do ar de menos 3°C sobre uma localidade com QNH igual a 1002.2 hPa terá:
a)altitude indicada igual a 9.330 pés;
b)altitude-densidade igual a 8.400 pés;
c)altitude verdadeira igual a 8.670 pés;
d)erro de indicação altimétrica para menos.


21) Considerando que a elevação de um aeródromo é de 3.000 pés e a temperatura do ar é de mais 20º Celsius, a altitude-densidade será de:
a)3.500 pés;
b)4.000 pés;
c)4.100 pés;
d)4.400 pés.


22) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude:
a)pressão de 9.210 pés;
b)indicada de 9.210 pés;
c)pressão de 8.790 pés;
d)indicada de 8.790 pés.

23) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa, encontra-se na altitude: 
a)pressão de 6.670 pés;
b)verdadeira de 7.000 pés;
c)verdadeira de 6.670 pés;
d)pressão de 7.330 pés.

24) Uma aeronave sobrevoa Brasília no FL060. A elevação da pista é de 2.310 pés e o QNH no momento do sobrevoo é de 1008,2 hPa. Com estas informações, tem-se:
a)altitude-pressão de 5.850 pés;
b)altura de 3.390 pés;
c)altitude indicada de 6.150 pés; ·
d)QFE de 931,2 hPa.


25) Uma aeronave com seu altímetro ajustado padrão, está pousada em um aeródromo situado a 4.000 pés de altitude. Sendo o valor QNH de 1005,2 hPa o referido altímetro estará indicando, em pés:
a) Zero
b) 3.760
c) 4.000
d) 4.240

26) Na pista de um aeródromo o altímetro está ajustado padrão e indica 2310 pés. No momento a pressão ao nível do mar tem o valor de 1036 hPa. Nestas condições sabemos que a elevação da pista é de:
a) 1620 pés
b) 2310 pés
c) 2690 pés
d) 3000 pés


27) Uma aeronave encontra-se pousada num aeródromo no instante onde o ajuste a zero é de 930 hPa e o QNH do local é de 1007 hPa. Com estas informações, sabe-se que a altitude de pressão da aeronave é de: 
a) 2.130 pés
b) 2.310 pés
c) 2.510 pés
d) 2.490 pés

28) O piloto de uma aeronave voando no FL085 ao constatar que a altitude verdadeira é de 8.800 pés, conclui que a pressão ao nível do mar é de:
a) 1003,2 hPa
b) 1010,2 hPa
c) 1013,2 hPa
d) 1023,2 hPa


29) Uma aeronave sobrevoa o aeroporto de Congonhas no FL080, a elevação da pista é de 2700 pés e o QNH no momento do sobrevoo é de 1018 hPa. Com essas informações, tem-se que a altura do voo é de:
a) 5.300 pés
b) 5.450 pés
c) 8.000 pés
d) 5.150 pés 


30) Uma aeronave sobrevoa a 5.000 pés de altura um aeródromo cuja a elevação é de 1.170 pés. O QFE no momento do sobrevoo é de 970,2 hPa. Com base nestas informações sabe-se que a referida aeronave estará na altitude de pressão de:
a) 5.000 pés b) 6.050 pés
c) 6.170 pés d) 6.290 pés



GABARITO
1 - 9.210 FT
2 - 6.670 FT
3 - 11.350 FT
4 - 11.820 FT
5 - 10.900 FT
6 - 2.200FT
7 - B
8 - C
9 - B
10 - D
11 - A
12 - A
13 - A
14 - C
15 - A
16 - C
17 - D
18 - C
19 - D
20 - C
21 - C
22 - B
23 - C
24 - D
25 - D
26 - D
27 - D
28 - D
29 - B
30 - D


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PC - CAPÍTULO 5 - PRESSÃO ATMOSFÉRICA

5.1. PRESSÃO ATMOSFÉRICA

É força exercida na unidade de área.

Compressível e obedecer à lei dos gases, o ar atmosférico apresenta uma densidade variável com a altitude.

5.1.1 - Variação Pressão x altitude
A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude na razão de 1 hPa para cada 30 pés.

5.1.2 - Variação Pressão x Temperatura
Depende do sentido. 
No sentido vertical Pressão x Temperatura são proporcionais ambas diminuem. 
No sentido horizontal são Inversamente proporcionais. Ar frio é mais pesado que o ar quente, portanto, ar frio (maior pressão) e ar quente (menor pressão).

5.1.3 - Variação Pressão x Densidade
Quanto maior a massa maior a densidade e maior pressão.

5.1.4 - Variação Dinâmica
Deslocamento de massas de ar.

5.1.5 - Variação Diária

Chamada Maré Barométrica. 

Pressão mais elevada às 10 e às 22 h e
Pressão mais baixa às 04 e às 16 h.


5.1.6 - Conversões

1 hPa = 30 PÉS = 9 METROS
1 inHg               = 1.000 PÉS = 300 METROS
1 mmHg = 36 PÉS = 12 METROS


1013,2 hPa / 29,92 inHg
InHg = 33,86 hPa

29,92 inHg / 1013,2 hPa
hPa = 0,02953 inHg

760 mmHg / 29,92 inHg 
In Hg = 25,4 mmHg

29,92 inHg / 760 mmHg
mmHg = 0,3937 inHg


5.2 BARÔMETROS
5.2.1 Barômetro de mercúrio
Também conhecido como hidrostático, é aquele que se fundamenta na experiência de Torricelli. Baseia-se na expansão ou contração de uma coluna de mercúrio

5.2.2 Barômetro aneroide
Também conhecido como elástico, é aquele cujo princípio de funcionamento baseia-se na expansão ou contração de cápsulas metálicas contendo vácuo.



5.3. Pressão ao nível médio do mar 
Comparamos pressões somente quando esses valores forem correspondentes a um mesmo plano e esse plano escolhido foi justamente o nível do mar.

Isóbaras são linhas de mesma pressão atmosférica traçada a cada 2 hPa.


5.4 - SISTEMAS DE PRESSÃO
Quando a pressão reduzida ao nível do mar (QFF) de cada estação meteorológica é analisada nos cetros de previsão, verifica-se um aumento ou um decréscimo uniforme para um ponto, denominado centro.

5.4.1. SISTEMAS FECHADOS
5.4.1.1 - Centros de Altas Pressões ou Anticiclones
Centro ou sistema que apresenta pressões mais elevadas no centro.
A partir do centro as pressões vão diminuindo para a periferia.
Representado pela letra H
Anticiclones

ALTA PRESSÃO
BOM TEMPO
ANTICICLONE
DIVERGENTE
AFUNDAMENTO
NOSE (HS)*
ANTI-HORÁRIO (HS)*


* = Hemisfério Sul


5.4.1.2 - ANTICICLONES QUENTES
Temperaturas maiores no centro.
Aumentam de intensidade com altura.
Inclinam-se em direção ao ar quente em altitude.
Bloqueio em altas altitudes


5.4.1.3 - ANTICICLONES FRIOS
Temperaturas mais frias no centro.
Decresce de intensidade com altura.
Favoráveis para Baixa em altitude.

5.4.2 -Centros de BAIXAS PRESSÕES ou CICLONES
Centro ou sistema que apresenta pressões mais baixas no seu centro.
A partir dele as pressões aumentam para a periferia do sistema.
Representado pela letra L
Ciclone

BAIXA PRESSÃO
HORÁRIO (HS)*
ELEVAÇÃO
CICLONE
CONVERGENTE
MAU TEMPO
NESO (HS)*

* = Hemisfério Sul



5.4.2.1 - CICLONES FRIOS
Temperaturas mais frias no centro.
Aumenta de intensidade com altura.
Inclinam-se em direção ao ar frio em altitude.

5.4.2.2 - CICLONES QUENTES
Temperaturas maiores no centro.
Decrescem de intensidade com altura.
Transformam-se em Alta em altitude.

5.4.3 - SISTEMAS ABERTOS
5.4.3.1 - Crista ou Cunha
Área alongada de alta pressão. Tempo Bom

5.4.3.2 – Cavado
Área alongada de Baixa Pressão. Mau Tempo

5.4.2.3 - Col ou Colo
Região compreendida entre dois centros de baixa e dois centros de alta  pressão. Ventos fracos e variáveis.

EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS METEOROLOGIA PILOTOS – Capítulo 5 - PRESSÃO ATMOSFÉRICA

SIMULADO ONLINE
SIMULADO ONLINE METEOROLOGIA PILOTOS – CAPÍTULO 5 – PRESSÃO ATMOSFÉRICA



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PC - CAPÍTULO 4 - CALOR E TEMPERATURA

CALOR E TEMPERATURA
A atmosfera é uma imensa máquina térmica

Variação diária de radiação solar

Calor específico é a quantidade de calor necessária para elevar de um grau Celsius a massa unitária de uma substância

4.2 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR
  • CONDUÇÃO
  • CONVECÇÃO 
  • ADVECÇÃO 
  • RADIAÇÃO
4.2.1 - CONDUÇÃO
Transmissão de calor de um corpo mais quente a um mais frio por contato.
Molécula a Molécula através da matéria , sem o transporte da matéria.
Melhores Condutores: Metais
Péssimos Condutores: Cortiça, Amianto, Feltro, Lã, etc.





4.2.2 - CONVECÇÃO
Transporte de calor no sentido vertical.
Ar aquecido sobe por tornar-se menos denso.
Ar frio desce por tornar-se mais denso.
Movimento de correntes ascendentes e descendentes. 
A convecção é máxima no verão sobre a terra.
Identifica presença de turbulência



4.2.3 - ADVECÇÃO
Transporte de calor por meio de movimento horizontal do ar atmosférico.
Vento.


4.2.4 - RADIAÇÃO
Processo de transmissão de calor a distância sem contato entre os corpos.
Tipos: Radiação Solar e Terrestre




4.3 - MEDIDAS DE CALOR
Medida da velocidade com que as moléculas do objeto estão se movendo.

Instrumento: Termômetro.

Os termômetros são calibrados tendo dois pontos de referências: Ponto de Ebulição e Ponto de Congelação.


4.3.1 - ESCALAS TERMOMÉTRICAS
CELSIUS

FAHRENHEIT

KELVIN (Absoluta)

4.3.2 - CONVERSÕES
C = F – 32 ÷ 1,8

F = C x 1,8 + 32

K = C + 273





4.4. DISTRIBUIÇÃO DA TEMPERATURA NA ATMOSFERA
Variação Horizontal: Latitude


Variação Vertical: Gradiente Térmico
0,65ºC/100m ou 2ºC/1.000FT

INVERSÃO TÉRMICA: 
Quando a temperatura aumenta com altitude. 

Ocorre principalmente no Inverno nos continentes e no Verão sobre os oceanos.






4.5. VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA SUPERFÍCIE TERRESTRE
A variação diária de temperatura é maior nos trópicos e decresce em direção aos polos.

(1) Amplitude de variação da altura do sol 

(2) A nebulosidade diminui a amplitude da variação porque durante o dia as nuvens bloqueiam a radiação solar

(3) Localidades costeiras podem ter menores variações de temperatura

4.6 VARIAÇÃO TÉRMICA DIURNA E SAZONAL
Variação Diuturna da Temperatura: 
    Mínima: entre 04:00 e 06:00
    Máxima: entre 14:00 e 16:00

Nas cartas meteorológicas, a linha que une pontos de mesmas temperaturas é chamada de Isoterma, serão traçada a cada 5ºC

A maior variação na temperatura do ar ocorre à superfície.

as amplitudes térmicas diurna e anual são maiores em climas secos do que em climas úmidos.  




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PC - CAPÍTULO 3 - ATMOSFERA TERRESTRE

A atmosfera é composta por uma mistura mecânica de diversos gases.

78% Nitrogênio
21% Oxigênio
1% outros gases (argônio, CO2)

Outros gases como o hélio, radônio, xenônio, etc, em pequenas porções compõem a atmosfera. Esta composição é praticamente  constante até 25 km.



3.1.1 TROPOSFERA
Camada mais densa que acompanha a própria forma achatada do globo terrestre. 

Espessura: 
Polos (7 a 9 km)
equador (17 a 19 km).

Gradiente Térmico: 0,65ºC/100M ou 2ºC/1.000 FT

3.1.2 - TROPOPAUSA
Zona de transição que separa a Troposfera da Estratosfera.

Espessura: 3 a 5 Km

Característica: Isotermia

Temperatura: Equador = -80/-90ºC
  Latitude de 45º = -55ºC e 
Polos = -40ºC



3.1.3 - ESTRATOSFERA
Camada seguinte à Troposfera que se estende aproximadamente até 70 Km de altitude.

Início da Difusão da luz

Camada de Ozônio: Funciona como filtro seletivo dos raios ultravioleta.

Responsável pela absorção de 75% dos raios ultravioletas.

3.1.4 IONOSFERA
Camada acima da Estratosfera

Início da filtragem seletiva da radiação solar.

Absorve a radiação composta por raios X, Gama e Ultravioleta.

Reflexão de onda de rádio

Camada eletrizada, ótima condutora de eletricidade devido a presença de íons eletrificados. Sua ionização é maior durante o dia.

Estende-se até cerca de 400 a 500 Km

3.1.5 EXOSFERA
Estende-se verticalmente até 1.000 Km de altitude.

Confunde-se gradativamente com o espaço interplanetário.

Não exerce efeito de filtragem seletiva.

3.2 ATMOSFERA PADRÃO
Atmosfera Padrão Internacional – ISA (ICAO STANDARD ATMOSFERE).

Atmosfera Fictícia.

3.2.1 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  • AR SECO
  • LATITUDE: 45º
  • NÍVEL: MAR
  • TEMPERATURA AO NÍVEL DO MAR: 15ºC
  • Gradiente Térmico: 2ºC/1.000FT ou           0,65ºC/100M
  • Altitude : 20.000M (até 11.000m Troposfera, tropopausa de 11.000 a 20.000m)
  • Tropopausa = -56,5ºC
  • PRESSÃO AO NÍVEL DO MAR: 1013,2 hPa ou 760 mm de HG ou 29,92 pol. de HG.

3.2.1.2 - TEMPERATURA PADRÃO
NÍVEL DO MAR: 15ºC

GRADIENTE TÉRMICO: 2ºC/1.000 FT

ISA= 15 – 2xFL/1.000 OU 
ISA= 15 – 2xFL(-3 ZEROS)

3.2.1.3 - PRESSÃO PADRÃO
1013,2 hPa = 760 mm Hg = 29,92 pol Hg

1 hPa = 30 FT = 9M

O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão 

A meteorologia aeronáutica trabalha atualmente com o prefixo multiplicador hecto (x 100).

Exercícios

1) Em um dado instante a temperatura do ar no FL230, é de menos 41° Celsius, portanto a condição de temperatura para o referido nível é ISA:
a) menos 10°C;
b) menos 05°C;
c) mais 05°C;
d) mais 10°C.

2) A condição de temperatura ISA menos cinco, para o FL 100, corresponde a:
a) zero graus Celsius;
b) dez graus Celsius negativos;
c) cinco graus Celsius negativos;
d) cinco graus Celsius positivos

3) A condição de temperatura ISA -15 corresponde, para o FL075, a:
a) 0° Celsius;
b) menos 14° C
c) menos 15º C
d) menos 30° C

4) Uma temperatura de menos 20°C, para o FL250, poderá ser representada da seguinte maneira:
a)ISA + 5;
b)ISA + 10;
c)ISA + 15;
d)ISA + 20.

5) Sabemos que o gradiente térmico na atmosfera padrão é de 0,65°C/100 metros e que a ISA na base da tropopausa e menos 56,5°C. Qual será a ISA no topo da tropopausa, considerando uma espessura de 4.000 metros para a camada?.
a) -19,5°C;
b) -37,5°C;
c) -56,5°C;
d) -76,5°C.

6) Isa para o nível de 12.000ft equivale a:
a) 0ºC
b) -24ºC
c) –07ºC
d) –9ºC

7) ISA + 15 significa:
a) 30ºC b) 45ºC
c) 30ºF d) 15ºC

8) A condição de temperatura no cume de uma montanha de 7.500 pés de altitude é igual à ISA mais 5. Conclui-se que a temperatura ambiente no referido ponto é de:
a)0ºC
b)+5ºC
c)-5ºC
d)+15ºC

9) A temperatura padrão ao nível do mar:
a) 20ºC b) 15ºC
c) 13ºC d) 10ºC

10) A pressão padrão ao nível do mar é de:
a) 76 mm Hg b) 760 cm Hg
c) 1012,3 hPa d) 29,92 pol Hg


GABARITO
1- A
2- B
3 - C
4 - C
5 - C
6 - D
7 - A
8 - B
9 - B
10 - D

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