terça-feira, 7 de agosto de 2012

PP - CAPÍTULO 8 - UMIDADE ATMOSFÉRICA


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Fusão: passagem do estado sólido para o líquido por aumento de temperatura ou diminuição da pressão.
  Ex.: derretimento do gelo
Solidificação: passagem do estado líquido para o sólido por diminuição de temperatura ou aumento da pressão.
  Ex.: formação das geleiras
Evaporação: passagem do líquido para o gasoso de forma lenta que ocorre a qualquer temperatura e somente na superfície do líquido.
  Ex.: evaporação dos rios, lagos, mares, etc...
Condensação ou liquefação: é a passagem do estado gasoso para o líquido por diminuição de temperatura ou elevação da pressão.
  - Condensação quando um vapor passa para líquido e usa-se
  - Liquefação quando um gás passa para líquido.
Sublimação: é a passagem direta do estado gasoso para o sólido sem passar pelo líquido e vice-versa.
  Ex.: naftalina, gelo-seco, iodo, enxofre.

 8.1 - CICLO HIDROLÓGICO

O VOLUME DE ÁGUA EXISTENTE É CONSTANTE, MAS ESTÁ EM CONTINUO MOVIMENTO GRAÇA Á AÇÃO DO CALOR DO SOL E FORÇA DA GRAVIDADE.

AS AGUAS EVAPORAM COM O CALOR. O VAPOR SOBE ÀS ALTURAS, ONDE CONDENSA-SE FORMANDO AS NUVENS.


FORMAÇÃO DE NUVENS
RESFRIAMENTO  (baixa temperatura)
UMIDADE ELEVADA
NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO

8.2 - TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO (PO)

TEMPERATURA DE SATURAÇÃO DO AR POR RESFRIAMENTO COM PRESSÃO CONSTANTE.
INSTRUMENTO: PSICRÔMETRO
 
OBS.1 O Orvalho e a Geada não são precipitações. Formam - se sobre as superfícies a partir do ar saturado e por efeito da radiação terrestre.
OBS.2 A Aeronave tem perda de sustentação no ar mais úmido, mas ganha em velocidade e aerodinâmica.
OBS.3 É sempre favorável voar em ar úmido, mas não é favorável para pousos e decolagens.
 
 
8.3 - Medidas da Umidade
- UMIDADE ABSOLUTA: 
RAZÃO ENTRE A MASSA DE VAPOR DE ÁGUA E O VOLUME DE AR ÚMIDO

U = Mv
        V

U  = gramas H2O(vapor de água)
             V (Volume de ar) m³


 
- UMIDADE ESPECÍFICA
RAZÃO ENTRE A MASSA DE VAPOR DE ÁGUA E A MASSA DE AR ÚMIDO

    UE = gramas H2O(Vapor de Água)
                   Mau (Ar Úmido) Kg

 
- RAZÃO DE MISTURA
RAZÃO ENTRE A MASSA DE VAPOR DE ÁGUA E A MASSA DE AR SECO

RM = Mau gH2O(vapor de água) 
                 Mas Kg (Ar Seco)

- UMIDADE RELATIVA
É a relação entre a quantidade de vapor de água presente num dado volume de ar e a quantidade máxima que este volume pode conter.
    Varia de 0 a 100%

A umidade do ar é dita relativa, porque se relaciona com a temperatura do ar. Isto se dá de forma diretamente proporcional, ou seja:
 
QUANTO MAIOR A TEMPERATURA DO AR, MAIOR SUA CAPACIDADE DE CONTER UMIDADE





8.4 - NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO
São partículas sólidas em suspensão no ar, em torno das quais o vapor d'água condensa ou sublima. 

EXERCÍCIOS
1) Partículas higroscópicas, em suspensão na atmosfera, em redor das quais se fixará o vapor de água, denominam-se:
a) impurezas                b) litometeoros            c) hidrometeoros        d) núcleos de condensação

2) A temperatura na qual o ar se satura por resfriamento, sem acréscimo de vapor de água, denomina-se:
a)umidade absoluta    b)umidade específica c)umidade relativa     d)PO

3) Um determinado volume de ar é considerado saturado quando contém uma quantidade de vapor de água equivalente a:
a)4%                             b)20%                            c)50%                           d)100%

4) Quando a temperatura do ar e a do ponto de orvalho forem respectivamente 09/09, pode-se afirmar que:
a) o ar está seco         b) ha precipitação        c) o vento está calmo  d) o ar está saturado

 

RESPOSTAS: 1D; 2D; 3A; 4D

PP - CAPÍTULO 7 - ALTIMETRIA


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7.1 - ALTÍMETRO: Barômetro aneroide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.
O altímetro indica a distância da aeronave para o nível de pressão que foi selecionada como ajuste.
A) QFE: Pressão ao nível da estação. Também chamado de AJUSTE ZERO. Se utilizado como ajuste altimétrico fornecerá ALTURA.
B)QFF: Pressão da estação reduzida ao NMM em condições de atmosfera real. Usado na analise das cartas sinóticas.
C) QNH: Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.
D) QNE: Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 hPa ou 29,92 pol Hg.

7.2 - UTILIZAÇÃO NO BRASIL DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS
Solo: QNH
Decolagem até Altitude de Transição: QNH
Na Altitude de Transição: Mudança de QNH para QNE
Nível de Voo: QNE
Pouso: Nível de Transição QNE / QNH
Solo: QNH

7.3 - ERROS ALTIMÉTRICOS
7.3.1 - PRESSÃO
- QNH MAIOR QNE

Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for maior que 1013,2 hPa.
  • Erro de indicação Altimétrica  para Menos.
    • Indicando menos do que o Real.

- Estará indicando 15.000, quando em condições reais, voará a 15.300 ft.
  • Erro de Pressão para Mais. 
    • Ex: 1020,2 MAIOR 1013,2


- QNH MENOR QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hPa.
  • Erro de indicação Altimétrica  para Mais. 
    • Indicando mais do que o Real.

  - Estará indicando 8.000, quando em condições reais, voará a 7.790 ft.

  • Erro de Pressão para Menos. 
    • Ex: 1003,2 MENOR 1013,2



1) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude?




- Estará indicando 9.000 (menos), quando em condições reais, voará a 9.210 ft. 
- Erro de Indicação Altimétrica para menos


2) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa encontra-se na altitude?

 - Estará indicando 7.000 (mais), quando em condições reais, voará a 6.670 ft. 
 - Erro de Indicação Altimétrica para mais

- ERROS COMBINADOS
Temperatura e pressão afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
- Calcula-se o erro de pressão
- Calcula-se o erro de temperatura
- Depois efetuamos a correção simultânea.



7.3.2 - TEMPERATURA

Ocorre devido à diferença entre a temperatura real e a temperatura padrão para o nível considerado.
Regra Geral: Para cada 10ºC de diferença entre TR e TP haverá 4% de erro de altitude de pressão.


7.3.2.1 TEMPERATURA REAL (TAT) MAIOR QUE A TEMPERATURA PADRÃO (ISA)

Estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação altimétrica para menos
De Temperatura: para mais TAT MAIOR ISA


3) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará numa altitude verdadeira de:







 7.3.2.2 TEMPERATURA REAL MENOR TEMPERATURA PADRÃO

Estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para mais
De Temperatura: para menos. TR

4) Considerando-se FL120, temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa, teremos altitude verdadeira de:




-  CRÍTICO PARA AVIAÇÃO: PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA BAIXA

  
7.4 - ALTITUDE-DENSIDADE
A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do ar diminui.
Densidade do ar está indiretamente ligada a variação da temperatura. 
AD = AP + 100 (T – ISA)
AD = Altitude de Densidade
AP = Altitude de Pressão
T = Temperatura Real
ISA = Temperatura ISA Para o Nível
A cada 1ºC corresponde a uma variação de 100 FT. na altitude densidade.
 

•Os principais fatores que afetam a AD são:
–altitude, temperatura e umidade do ar.
•Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior AD.
EXERCÍCIOS 
5)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de          –20ºC , terá altitude-densidade de: 
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT






6)Considerando que a elevação de um aeródromo é de 1.000 FT e a temperatura do ar 25°C, a altitude-densidade será de:


AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 1.000 + 100 x (25 – 13)
AD = 1.000 + 100 x (12)
AD = 1.000 + 1.200
AD = 2.200FT



7)Considerando a elevação de um aeródromo é de 3.000ft e a temperatura do ar 20°C, a altitude-densidade será de:


AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 3.000 + 100 x (20 – 9)
AD = 3.000 + 100 x (11)
AD = 3.000 + 1.100
AD = 4.100FT






8) Uma aeronave encontra-se no FL090 e a temperatura real para o referido nível é de -8°C. Com base nestas informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude de densidade é de :


AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 9.000 + 100 x ((-8) – (-3))
AD = 9.000 + 100 x (-5)
AD = 9.000 - 500
AD = 8.500FT





 
9) Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:
a) 10.000;        b) 11.000;                               c) 20.000;                   d) 30.000.

10) A correção simultânea de temperatura e pressão em um altímetro nos fornecerá uma altitude:
a) indicada       b) pressão                             c) verdadeira              d) calibrada

11) Quando o altímetro de uma aeronave é ajustado para o valor da pressão de 1013,2 hpa suas inscrições serão:
a) Altura            b) Altitude de pressão            c) Altitude                   d) Altitude verdadeira

Resposta: 9B; 10C; 11B;



SIMULADO ONLINE – CAPÍTULO 7 - ALTIMETRIA
http://meteorocg.blogspot.com.br/2017/01/simulado-7-online-meteorologia-pilotos.html



EXERCÍCIOS METEOROLOGIA PP – Capítulo 7 - ALTIMETRIA



CURSO ONLINE - METEOROLOGIA PP – Capítulo 7 - ALTIMETRIA
http://www.pilotosemfronteiras.com.br/cursos/pp-modulo-7-altimetria



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