terça-feira, 15 de julho de 2025

A Ameaça Invisível: Como o Gelo Derrubou Essa Aeronave | Meteorologia Aeronáutica para Pilotos

Novo Vídeo no Canal! ❄️ A Ameaça Invisível: Como o Gelo Derrubou Essa Aeronave | Meteorologia Aeronáutica para Pilotos

Olá, apaixonados pela meteorologia aeronáutica e pilotos!

Saiu vídeo novo no canal Meteorologia Baptista! Desta vez, exploramos um dos perigos mais silenciosos e impactantes na aviação: o gelo.

Você sabia que a formação de gelo em uma aeronave pode ter consequências catastróficas? No nosso novo vídeo, mergulhamos em um caso real e analisamos como o acúmulo de gelo levou à queda de uma aeronave. Discutimos os tipos de gelo, as condições meteorológicas favoráveis à sua formação, os efeitos no desempenho da aeronave e, o mais importante, como os pilotos podem identificar, evitar e lidar com essa ameaça invisível.

Se você é piloto, estudante de aviação ou simplesmente um curioso sobre os desafios da meteorologia na aviação, este vídeo é essencial!

Não perca essa análise detalhada e crucial para a sua segurança e conhecimento.

Compartilhe com seus colegas e vamos juntos aprender mais sobre a meteorologia aeronáutica!

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quarta-feira, 4 de junho de 2025

Harmonia das Águas: Relaxe com os Sons da Natureza 🌊

Você já parou para pensar no poder que os sons da natureza têm sobre nosso bem-estar? 

Em meio à correria do dia a dia, encontrar momentos de paz e tranquilidade se torna essencial. E é exatamente isso que o vídeo "Harmonia das Águas" do nosso canal no YouTube oferece: uma imersão relaxante nos sons puros e calmantes da natureza.

Por Que Sons da Natureza?

A ciência comprova: ouvir os sons da natureza, como o fluxo suave da água, o canto dos pássaros ou o murmúrio do vento, pode reduzir o estresse, melhorar o humor e até aumentar a capacidade de concentração. Esses sons nos conectam a um estado mais primal, nos afastando do ruído constante das cidades e das telas.

No "Harmonia das Águas", você encontrará a combinação perfeita de imagens tranquilas e o som hipnotizante de riachos, cachoeiras e gotas de chuva. É um convite para desacelerar, respirar fundo e permitir que a serenidade da natureza preencha seu espaço.

Como o Vídeo Pode Te Ajudar?

  • Para relaxar antes de dormir: Crie um ambiente propício para o sono profundo.
  • Durante a meditação: Aprofunde sua prática e foco.
  • No trabalho ou estudo: Bloqueie distrações e aumente a concentração.
  • Para momentos de pausa: Desconecte-se e recarregue as energias.

Acesse o vídeo "Harmonia das Águas" em nosso canal do YouTube e permita-se essa pausa relaxante. Deixe a sinfonia natural das águas guiar você para um estado de calma e renovação.


Experimente e conte-nos nos comentários como os sons da natureza impactam seu dia!





sábado, 1 de março de 2025

🌦️ Os Melhores Instrumentos Meteorológicos Para Estudo e Monitoramento

🌦️ Os Melhores Instrumentos Meteorológicos Para Estudo e Monitoramento

Se você é estudante, entusiasta da meteorologia ou profissional da área, contar com instrumentos meteorológicos de qualidade faz toda a diferença. Desde estações meteorológicas até anemômetros e higrômetros, esses equipamentos ajudam a monitorar as condições atmosféricas em tempo real.

Confira abaixo algumas opções disponíveis na Amazon!

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🌡️ 1. Estação meteorológica profissional, despertador para condições climáticas internas e externas, medidor de chuva, termômetro de pressão de ar e umidade





📌 Modelo: BaoBlaze
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Uma estação meteorológica completa para quem quer acompanhar temperatura, umidade, pressão atmosférica e até previsões do tempo. Possui sensores externos e display de fácil leitura.


🌬️ 2. Kit 3 Em 1 Termometro Higrometro Anemômetro Digital Display LCD Com Maleta Para Transporte Uso Doméstico Industrial Profissional Laboratórial

📌 Modelo: Akso
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Ferramenta essencial para medir a velocidade do vento com precisão. Muito útil para estudantes de meteorologia, pilotos e praticantes de esportes ao ar livre, como kitesurf e parapente.

Compacto, o Termo-Higroanemômetro Digital AK821 combina três instrumentos em um só produto: termômetro, higrômetro e anemômetro.Realiza medições de temperatura e umidade ambientes, velocidade do ar, além de indicar o ponto de orvalho.Além disso, registra as máximas e mínimas das medições ativas no seu amplo display de LCD, que conta com iluminação (backlight), facilitando a leitura em lugares com baixa luminosidade.O termo-higroanemômetro é utilizado para verificação de condicionadores de ar, si


💧 3. Enkrio Garrafa de Barômetro Preditor de Estação Meteorológica de Vidro de Tempestade com Base de Madeira para Decoração de Escritório Doméstico






📌 Modelo: Enkrio
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Storm Glass: O vidro meteorológico foi um instrumento proposto como método de previsão do tempo no século XIX. Acreditava-se que o estado de cristalização dentro do líquido estava relacionado à temperatura e ao clima. Quando os cristais se transformam de claros em turvos, observe com espanto!



⏲️ 4. Barômetro Analógico – Medidor de Pressão Atmosférica

📌 Modelo: TFA Dostmann 29.4001
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Instrumento clássico para medir variações na pressão atmosférica e antecipar mudanças no tempo. Um item indispensável para quem gosta de meteorologia.


🌞 5. Piranômetro – Medidor de Radiação Solar

📌 Modelo: Apogee SP-110
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Ideal para quem quer estudar a intensidade da radiação solar e sua influência no clima. Muito utilizado em pesquisas meteorológicas e projetos de energia solar.


🌞 5. Termômetro e Higrômetro – Medidor de Temperatura e Umidade

📌 Modelo: Genérico




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  • Temperatura: Exibe a temperatura atual, mínima e máxima registrada.
  • Umidade do Ar: Monitora a umidade atual, mínima e máxima.
  • Relógio: Configurável em formato 12 ou 24 horas.
  • Despertador: Função adicional para acordá-lo no horário desejado.
  • Display de LCD com Letras Grandes: Facilita a leitura dos dados, tornando o uso mais prático.
  • Multifuncional: Além de medir temperatura e umidade, conta com relógio, despertador, e registro de mínimas e máximas.
  • Faixa de medição de temperatura: -10 °C - + 50 °C
  • Conteúdo da embalagem: 1x Termo-Higrômetro 1x pilha AAA
  • Mede Temperatura e Umidade; Medição em °C e °F.
  • Memória para medições máximas e mínimas.

📌 Conclusão

Se você quer estudar meteorologia na prática ou apenas acompanhar o tempo com mais precisão, esses instrumentos são excelentes opções.

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🌍 Fique de olho no céu e bons estudos!


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Os Melhores Livros de Meteorologia

 

📚 Os Melhores Livros de Meteorologia Para Estudantes e Profissionais

Se você estuda meteorologia ou trabalha na área da aviação, ter boas referências bibliográficas é essencial para aprofundar o conhecimento e interpretar fenômenos atmosféricos com precisão. Selecionei alguns dos melhores livros sobre meteorologia que todo estudante, piloto ou entusiasta da ciência atmosférica deve ter na estante.

💡 Dica: Os livros listados abaixo estão disponíveis na Amazon. Se quiser adquirir um exemplar e apoiar o blog Meteoro CG, utilize os links indicados!


🌦️ 1. Meteorologia 

📖 Autor: João Baptista Sonnemaker
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Voltado para pilotos do PP, PC, IFR e PLA, meteorologistas aeronáuticos e navegantes em geral, este livro apresenta 500 questões de múltipla escolha, padrão das provas da ANAC, código aeronáuticos e as fotos coloridas das nuvens.


☁️ 2. Meteorologia para Piloto: Piloto Privado e Comercial

📖 Autor: Denis Bianchini
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Material de didático sobre aviação.
Meteorologia para pilotos é mais uma opção da Bianch para ampliar seus conhecimentos sobre aviação.

Contendo todos os pontos exigidos pela ANAC, este livro especialmente desenvolvido pela Bianch Pilot Training, visa preparar o aluno para que este venha a ser aprovado com êxito na prova teórica da ANAC. Além de atender às necessidades do curso de Piloto Privado, a obra também contém todo o necessário para o curso teórico de Piloto Comercial, assim não obrigando o leitor a comprar outro livro para este segundo curso.


📌 Conclusão

Seja para estudo, trabalho ou curiosidade, esses livros oferecem uma base sólida sobre meteorologia. Se algum título chamou sua atenção, não esqueça de conferir o link na Amazon e garantir seu exemplar!

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🚀 Bons estudos e bons voos!


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sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Congelamento de Aeronaves em Voo: Condições, Riscos e Dicas de Segurança






Descubra como o congelamento em voo afeta aeronaves, as condições meteorológicas que o causam, seus riscos e as melhores práticas para segurança. Saiba como a meteorologia aeronáutica é essencial na aviação!



Em 8 de agosto de 2017, a aeronave Piper PA-46-350P, matrícula HB-PPH, decolou de Zurique, Suíça, com destino a Hamburgo, Alemanha, em voo sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR). Durante a subida, a aeronave encontrou condições adversas de gelo e turbulência, perdendo o controle. O acidente resultou na destruição da aeronave no Lago Constança e na morte do piloto e do passageiro.



Fatores Contribuintes

  • Meteorológicos:

    • A aeronave sobrevoou uma linha de chuvas com cumulus e cumulonimbus, enfrentando forte turbulência e formação de gelo moderada a severa entre os níveis de voo FL120 e FL155.
 Radar de precipitação (precipitação colorida) na área da rota de voo Zurique-Lago de Constança (linha preta) às 09:35 UTC

    • O limite de zero grau situava-se entre FL110 e FL120, com presença de água líquida super-resfriada nas nuvens, propícia à formação rápida de gelo nas superfícies da aeronave.
 Radar de precipitação (precipitação colorida) na área da rota de voo do Lago Constança de Zurique (linha preta) às 09:50 UTC

    • Ventos de até 45 nós acima de FL180 contribuíram para as condições de instabilidade.
  • Operacionais:

    • Apesar de equipada para condições de gelo, não foi possível confirmar se o sistema anti-gelo foi ativado de maneira eficiente.
    • A escolha da rota expôs a aeronave a condições severas, além do provável uso ineficaz dos procedimentos de voo em gelo.

 Trecho do vídeo, aeronave mergulhando imediatamente antes de atingir a superfície da água


Dinâmica do Acidente

A perda de controle iniciou-se durante a subida em meio a condições severas de gelo e turbulência, resultando na quebra estrutural da aeronave ainda no ar. 

 Trajetória de voo no período de 11h50 às 11h53 UTC

A análise indicou que o piloto enfrentou elevado nível de estresse devido às condições adversas e que a resposta à emergência foi insuficiente para evitar o desfecho.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Acidente PR-TLZ em Foz do Iguaçu: Impacto de Microburst, Windshear e Aquaplanagem na Aviação

 

Acidente com a aeronave PR-TLZ em Foz do Iguaçu: análise meteorológica e fatores contribuintes

Em 24 de setembro de 2018, a aeronave Honda HA-420, matrícula PR-TLZ, enfrentou um grave acidente no Aeroporto de Cataratas (SBFI), Foz do Iguaçu, durante o pouso. O voo, proveniente de Curitiba (SBCT), tinha como objetivo transportar passageiros a partir de Foz do Iguaçu. Apesar dos danos substanciais à aeronave, os dois tripulantes e o passageiro saíram ilesos.




Dinâmica do acidente

A aeronave pousou na pista 32, que estava molhada devido à precipitação intensa causada por uma linha de instabilidade atmosférica. Durante a corrida de pouso, um microburst gerou cisalhamento de vento (windshear), resultando em variações rápidas e significativas na intensidade e direção do vento.

Essas condições meteorológicas adversas causaram um aumento súbito de 32 nós na velocidade calibrada da aeronave, reduzindo a aderência dos pneus ao solo e dificultando a frenagem. Além disso, a pista estava com acúmulo de água (>3 mm), o que resultou em aquaplanagem, prejudicando ainda mais a eficiência da desaceleração. A aeronave ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco.




Fatores meteorológicos contribuintes

O relatório técnico destacou os seguintes condições meteorológicas:



Linha de instabilidade atmosférica: Uma frente semi-estacionária gerou cumulonimbus na região Sul do Brasil, incluindo o Paraná, criando condições favoráveis para tempestades severas.



 image of 24SEPT2018, at 1630 (UTC).


Microburst: Este fenômeno, associado ao cisalhamento de vento, é caracterizado por uma corrente descendente intensa que se espalha horizontalmente ao atingir o solo. No momento do pouso, a intensidade do vento variou de 4,86 nós para 42,18 nós em menos de um minuto.

Precipitação intensa: A chuva acompanhada de granizo causou acúmulo significativo de água na pista, intensificando a aquaplanagem.

Windshear: Observado durante a corrida de pouso, o cisalhamento de vento alterou a sustentação da aeronave e reduziu a aderência dos pneus ao solo.

Condições rapidamente variáveis: Embora o sistema de alerta de windshear da aeronave estivesse funcional, as mudanças súbitas no clima não geraram avisos a tempo para que a tripulação ajustasse suas ações.

Outros fatores operacionais

Além das condições meteorológicas, contribuiu para o acidente a ativação tardia do freio de emergência, que desativou o sistema de antitravamento (anti-skid), dobrando a distância necessária para parada. Também foi constatado que os speedbrakes, um recurso adicional de desaceleração, não foram utilizados durante a corrida de pouso.



Lições aprendidas

Este acidente reforça a importância de considerar a influência de fenômenos meteorológicos, como microbursts e windshear, na aproximação e pouso. Operadores e pilotos devem priorizar o monitoramento de condições meteorológicas dinâmicas, especialmente em áreas próximas a tempestades.

Além disso, a disseminação de estudos sobre o impacto de fenômenos meteorológicos adversos pode melhorar a segurança operacional, garantindo decisões rápidas e adequadas para minimizar os riscos durante pousos em condições extremas.

FONTE: Relatório A-151/CENIPA/2018



  • #Microburst na aviação
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  • #Acidente PR-TLZ
  • #Meteorologia para pilotos
  • #Aquaplanagem na pista
  • #Condições meteorológicas adversas na aviação







  • quinta-feira, 26 de outubro de 2023

    CORREÇÃO DA PROVA 01 DE METEOROLOGIA PP

     Correção da prova 01 de Meteorologia PP

    Apresentamos um vídeo de correção de prova abrangendo os seguintes capítulos essenciais de Meteorologia Aeronáutica:

    • Capítulo 1: Introdução à Meteorologia
      • Conceitos fundamentais e a importância da meteorologia na aviação.
    • Capítulo 2: A Terra e o Sistema Solar
      • A relação entre a Terra e os astros que influenciam o clima e a meteorologia.
    • Capítulo 3: Atmosfera Terrestre
      • Estrutura e composição da atmosfera e seu impacto nos fenômenos meteorológicos.
    • Capítulo 4: Calor e Temperatura
      • Como o calor é transferido na atmosfera e o efeito das temperaturas na meteorologia.
    • Capítulo 5: Pressão Atmosférica
      • A influência da pressão atmosférica nos ventos, formação de nuvens e outros fenômenos.
    • Capítulo 6: Atmosfera Padrão
      • Entendimento da atmosfera padrão e sua aplicação na aviação.

    Este vídeo explica, de forma detalhada, como resolver as questões relacionadas a esses capítulos e oferece dicas valiosas para a sua preparação. A correção é feita com base em exemplos práticos, facilitando o entendimento dos conceitos e melhorando seu desempenho em futuras provas. Assista, revise e prepare-se para a certificação com confiança!




    CAP. 1 - INTRODUÇÃO A METEOROLOGIA

    CAP. 2 - A TERRA E O SISTEMA SOLAR

    CAP. 3 - ATMOSFERA TERRESTRE

    CAP. 4 - CALOR E TEMPERATURA

    CAP. 5 - PRESSÃO ATMOSFÉRICA

    CAP. 6 - ATMOSFERA PADRÃO


    00:14 - QUESTÃO 1 00:57 - QUESTÃO 2 01:32 - QUESTÃO 3 02:20 - QUESTÃO 4 03:18 - QUESTÃO 5 04:32 - QUESTÃO 6 07:05 - QUESTÃO 7 08:30 - QUESTÃO 8 10:57 - QUESTÃO 9 11:47 - QUESTÃO 10 12:21 - QUESTÃO 11 12:40 - QUESTÃO 12 13:18 - QUESTÃO 13 14:02 - QUESTÃO 14 15:16 - QUESTÃO 15 19:31 - QUESTÃO 16 22:10 - QUESTÃO 17 22:36 - QUESTÃO 18 24:34 - QUESTÃO 19 25:49 - QUESTÃO 20



    1) A maior e menor distâncias entre o Sol e a Terra, são chamadas respectivamente de:

    a) afélio e periélio                                                                  

    b)solstício e afélio

    c) periélio e equinócio                                                           

    d) equinócio e solstício

     

    2) Em altitude, um volume de ar, mais frio do que o ar vizinho tem a tendência de:

    a) afundar                                                                             

    b) elevar-se                           

    c) expandir-se                                                                        

    d) aumentar de volume

     

    3) O processo de convecção:

    a) ocorre somente nos líquidos                    

    b) caracteriza movimentos horizontais do ar

    c) ocorre somente nas tardes frias de inverno

    d) resulta das diferenças de temperatura entre o solo e o ar

     

    4) À noite a temperatura do solo diminui pelo processo de:

    a)Radiação                             

    b)Convecção                         

    c)Condução               

    d)Advecção

     

    5) O aumento de temperatura determina:

    a) precipitação                                                                       

    b) formação de nuvens

    c) aumento de densidade                                                     

     d) diminuição da densidade do ar

                   

    6) Supondo-se que a 450 metros de altitude, a pressão atmosférica é de 950 hPa, ao nível do mar, a pressão deverá ser aproximadamente:

    a) 900 hPa                              

    b) 970 hPa                            

    c) 975 hPa                  

    d) 1000 hPa

     

    7) O fenômeno denominado cavado é um sistema bárico de:

    a)altas pressões aberto                                                         

    b)baixas pressões aberto

    c)altas pressões fechado                                                     

     d)baixas pressões fechado

     

    8) A circulação anti-horária, convergente caracteriza um:

    a)ciclone no hemisfério norte                                               

    b)ciclone no hemisfério sul

    c)anticiclone no hemisfério sul                                             

    d)anticiclone no hemisfério norte

     

    9) A pressão atmosférica conhecida como ajuste a zero é o:

    a)QNH                                   

    b)QNE                                    

    c)QFF                        

    d)QFE

     

    10) Uma aeronave voando em nível de voo, estará com seu altímetro ajustado:

    a)QNH                                  

    b)QNE;                                  

    c)QFF                        

    d)QFE.

     

    11) Para fins práticos utiliza-se a seguinte relação entre pressão e altitude:

    a) 1 HPA vale 10 FT                                                             

    b) 1 HPA vale 100 FT

    c) 1 HPA vale 30 FT                                                              

    d) 1 HPA vale 30 metros

     

    12) Das condições meteorológicas abaixo, aquela que está relacionada com o sistema bárico anticiclônico é o (a):

    a)chuva                                  

    b)chuvisco                              

    c)trovoada                  

    d)céu claro

     

    13) Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:

    a) 10.000;                               

    b) 11.000;                               

    c) 20.000;                   

    d) 30.000

     

    14) A insolação no hemisfério sul é máxima quando o sol está a pino do:

    a) trópico de câncer                                                               

    b) trópico de capricórnio

    c) equador                                                                              

    d) da eclíptica

     

     

    15) Uma aeronave voando no FL060 na vertical de um ponto cujo QNH é de 1018,2 hPa tendo o seu altímetro ajustado padrão estará na realidade voando a:

    a) 6.150 pés acima do nível do mar                                     

    b) 6.150 pés acima do nível padrão             

    c) 6.000 pés acima do nível do mar                                     

    d) 5.850 pés acima do nível padrão

     

    16) Uma aeronave sobrevoa um aeródromo a 600 m de altura em atmosfera em condição ISA. A altitude da aeronave é de 3.500 pés. A elevação do aeródromo:

    a) 600 pés                              

    b)1.500 pés                            

    c) 2.000 pés               

    d) 2.900 pés

     

    17) Na troposfera, a temperatura decresce na proporção média de:

    a) 6,5 º C / 100 m                

    b) 10 º C / 1000 m              

    c) 0,65 º C / 100 m  

     d) 0,65 º C / 1000 m

     

    18) A distância vertical que separa uma aeronave do nível padrão do mar, denomina-se:

    a) nível;                                   

    b) altitude;                              

    c) altura;                     

    d) altitude-pressão

     

    19) Um ciclone de sistema de baixa pressão no hemisfério sul apresenta circulação:

    a) neso convergente                                                            

    b) nose divergente                

    c) nose convergente                                                             

    d) neso divergente

     

    20) O efeito estufa ocorre nos dias:

    a)secos                                   

    b)de chuva                             

    c)nublados                  

    d)de forte insolação