sábado, 26 de dezembro de 2009

Previsão dias 26 e 27 de dezembro

Bom dia pessoal!!!!!

Previsão do Tempo para Campo Grande - MS. Hoje (26) teremos temperatura em elevação e trovoadas com chuvas no período da tarde em pontos isolados da cidade. Previsão de ventos variando de 10 a 20KT (20 a 40Km/h) no período da manhã. Máxima prevista: 30ºC e Mínima prevista: 20ºC.
Amanhã (27) mantem-se a previsão de trovoadas isoladas a tarde e temperaturas em elevação: Máxima prevista: 32ºC e Mínima prevista: 21ºC.
Hoje e amanhã a quantidade de raios ultravioletas será extremo em nossa região, portanto, teremos que:
  • Evitar o sol ao meio-dia
  • Permaneçer na sombra
  • Use camisa e bone
  • Use protetor solar
Fonte: CPTEC/INPE

Horário local de nascer e por-do-sol:
dia 26: 05:58 / 19:20
dia 27: 05:58 / 19:20

domingo, 20 de dezembro de 2009

RAIOS


Os raios podem ser perigosos. Quando raios estão caindo próximo, você esta sujeito a ser atingido diretamente por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. Entretanto, a maioria das mortes e ferimentos não são devido a incidência direta e sim a efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios e efeitos secundários normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia induzidos por descargas que venham a atingir uma pessoa.

A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através de aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A extensão dos danos depende sobre a intensidade da corrente, as partes do corpo afetadas, as condições físicas da vítima, e as condições específicas do incidente. Cerca de 20 a 30 % das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70 % dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de sérias seqüelas psicológicas e orgânicas. As seqüelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbios do sono. No Brasil é estimado que cerca de 100 pessoas morrem por ano atingidas por raios e cerca de 500 ficam feridas.
FONTE: RINDAT

INÍCIO DO VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL


O Verão iniciará às * 14h47 do dia 21 de dezembro de 2009 , no Hemisfério Sul. A expressão verão vem do latim vulgar (veranum, i.e., veranuns tempus). Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios superiores a 600 mm. Estas chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra. Na Região Nordeste, iniciam-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Dependendo da qualidade do período chuvoso, esta estação pode ser caracterizada pela ocorrência de “veranicos” (períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias). Na Região Sul, as chuvas variam entre 300 mm e 500 mm. * Não corrigida para Horário de Verão.
Fonte: CPTEC

Meteoro Campo Grande

Bom dia pessoal!!!! A partir de hoje estaremos publicando artigos interessantes de meteorologia garimpados na internet. Comentários serão bem vindos. Aguardem...